Ajude-nos a contar a história de Carmo da Cachoeira. Aproveite o espaço "comentários" para relatar algo sobre esta foto, histórias, fatos e curiosidades. Assim como casos, fatos e dados históricos referentes a nossa cidade e região.
Antônio Severiano de Gouveia (Gouvêa) foi o proprietário mais antigo de que temos notícia da fazenda Caxambu, mas ainda não tivemos acesso ao seu De Genere. Segundo dados vindos de seus descendentes, ele completou os estudos visando o serviço religioso, no entanto, pouco antes da ordenação pediu licença para deixar o ministério. Não chegou a celebrar a primeira missa, embora a família o chamasse por Padre. Proprietário de extensa propriedade, era frequentador assíduo de Congonhal, de onde trouxe a imagem do Senhor Morto.
Antônio Severiano de Gouveia, teve com dona Francisca Cândida das Dores (Chiquinha) vários filhos. Um deles, Waldemar Severiano de Gouveia, casado com Luiza Milani de Gouveia são pais da cachoeirense Juraci. Foi ela quem nos passou as informações contidas neste comentário. Waldemar é irmão legítimo de Derval Severiano de Gouveia; Antônio Severiano de Gouveia (II)(Tonico); Eurídice Severiano de Gouveia; Aurora Severiano de Gouveia e Leonina (Sinha). Além de outros meio-irmãos por parte de Dona Francisca Cândida das Dores, como a tia Castorina Cândida das Dores. Antônio Severiano também teve outros filhos, meio irmãos de Waldemar.
Próxima imagem: Antigo casarão mineiro da fazenda Caxambu.
Imagem anterior: Garoto cachoeirense da fazenda Caxambu.
1. Carmo da Cachoeira presta homenagem a Antônio Severiano de Gouvêa denominando uma das ruas no Distrito do Palmital do Cervo com seu nome. Juraci é sua neta e nutre por ele respeito e admiração.
Comentários
Sou estudante do curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei.
Estou me aventurando pela genealogia buscando informações sobre a minha família...
Segundo a minha pesquisa, com base nos relatos de meu pai, Antônio Severiano de Gouveia seria o meu avô. Agradeço muito pelas informações aqui prestadas, e, ficaria contente em obter maiores informações.
att
César Querino