Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Cf. Site: Família Pereira do Lago - página - tronco) - Windows Internet Explorer.
Diogo Garcia, casado com uma das três Ilhoas, é sogro de Miguel Lopes da Silva, nascido por volta de 1710, filho de Maria Pereira do Lago e Francisco Lopes. Viveram, inicialmente nas regiões de Carrancas e Lavras do Funil.
www.geocities.com/RainForest/9468.
Manoel Gomes Branquinho foi casado, com a também açoriana FRANCISCA DA ASSUNÇÃO, falecida em 1666. Manoel e Francisca foram pais de JOSÉ GOMES BRANQUINHO (I), casado com ÂNGELA RIBEIRO DE MORAES, filha do capitão André do Vale Ribeiro e Teresa de Moraes. Ângela e José Gomes Branquinho foram pais de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO (I).
Viúvo, José Gomes Branquinho, o marido de Ângela de Moraes Ribeiro (casou-se?) com Maria do Espírito Santo. Eles tiveram, ANTONIO GOMES BRANQUINHO, meio irmão por parte de pai, de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, filho de Ângela de Moraes Ribeiro (Morais/Ribeira), proprietário da Fazenda Boa Vista, sede do Distrito do Carmo da Boa Vista. Lavras do Funil. Comarca do Rio das Mortes.
Este meio irmão de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO, nasceu em Lavras, Minas Gerais e casou-se com a carioca Tereza Maria da Pousada, filha de Francisco Xavier Pousada.
ANTONIO GOMES BRANQUINHO, meio irmão de José Joaquim Gomes Branquinho da Boa Vista, teve um segundo casamento com Isabel Maria do Desterro e foram pais de:
- Leonardo Branquinho, batizado em São João Del Rei em 1779;
- Custódia Branquinho, batizada em 1788 na Capela Santanna do Jacaré, Minas Gerais.
O meio irmão de ANTONIO GOMES BRANQUINHO, o proprietário da Fazenda BOA VISTA, situada no Distrito do Carmo da Boa Vista (primeira referência administrativa de CARMO DA CACHOEIRA, Minas Gerais), foi pai do capitão JOÃO DAMASCENO GOMES BRANQUINHO, nascido em 1779, quando MANOEL ANTÔNIO RATES (Rattes/Raty/Rati) morava no SÍTIO CACHOEIRA, no RIBEIRÃO DO CARMO, situado nas proximidades da FAZENDA BOA VISTA. João Damasceno foi casado com JOAQUINA ANTONIA DA SILVA, filha de Elias Antonio da Silva Rezende (I) e Ana de Jesus de Góes e Lara.
João Damasceno era irmão de Jacinta Ponciana Branquinho, DA FAZENDA DAS ABELHAS, casada com o capitão SEVERINO RIBEIRO DE REZENDE, filho de Severino Ribeiro e Josepha Maria de Jesus Rezende.
Cf. www.branquinho.org.br/
jmario.lima.sites.uol.br/HistoriaGeral.html
No referido site o pedido está assim manifestados:
Aos leitores, fica o apelo: qualquer informação (fotos, certidões, inventários ou histórias) será de extrema importância para esclarecermos um enigma que buscamos resolver, quanto aos ancestrais de Ignácio de Souza Lima, casado por volta de 1875 com Ignácia Gabriella Junqueira.
Veja o referido site o endereço para correspondência. Fica aí a multiplicação da informação. Gratidão pela oportunidade.
A açoriana FRANCISCA DA ASSUNÇÃO faleceu em 16.06.1706 e não 1666.
JOSÉ GOMES BRANQUINHO faleceu antes da sua esposa ÂNGELA RIBEIRO DE MORAES (Ele por volta de 1746 e ela em 1763).
ANTONIO GOMES BRANQUINHO, filho do JOSÉ GOMES BRANQUINHO com MARIA DO ESPÍRITO SANTO nasceu por volta de 1730, provavelmente antes do casamento do JOSÉ GOMES com a ÂNGELA, ocorrido em 02.02.1733.
Adolfo Silva Branquinho
E-mail:
asbranquinho@yahoo.com.br