Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Madalena Francisca era irmã de Caetano da Silva Teixeira que, em 1821 era morador na MUTUCA (Elói Mendes). Em 1824, ele aparece como avaliador no inventário do alferes Salvador Garcia Leal, irmão de Januário Garcia Leal - o Sete Orelhas. Salvador nasceu por volta de 1768, em São Bento do Tamanduá. Casou-se em 1786 com Isabel Teodora da Conceição, filha de José Cardoso de Mesquita e de Maria da S. Candeias. Residiu em Lavras, depois em Casa Branca. Foi alferes de Ordenança do Distrito de Cabo Verde, Termo da Vila da Campanha do Rio Verde, conforme documento do Arquivo Público Mineiro, p.227verso e 288.
Madalena Francisca de Jesus é irmão, também, do fundador da cidade de São Simão, onde faleceu com 80 anos. Simão foi casado com Leandra de Souza Fonseca. Em Segundas núpcias, casou-se com Catarina Maria da Silva.
Madalena Francisca é cunhada de Francisco de Oliveira Galante. Sua irmão, Maria da Silva, mulher de Francisco foi madrinha na FAMÍLIA RATES.
CF.: A FAMÍLIA SILVA TEIXEIRA. Árvore de Costado de Miguel da Silva Teixeira
www.imaculada.org/memorias/
Cf. Antigualhas, histórias e Genealogia : O Comendador ...
Segundo o que nos transmite o Dr. Diego, como resultado de seus estudos e já disponibilizados, O Comendador José Antônio de Azevedo é Mineiro, de Campanha da Princesa. Foi forte comerciante e filho de Inácia Antônia da Silveira, natural de São João Del Rei e neto dos Faria, da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, Minas Gerais. Por volta de 1800/1810 o Comendador foi para o Rio Grande do Sul, passando pela Corte - Rio de Janeiro). Faleceu em 10 de junho de 1830, com 57 anos.
A filha Teresa Antônia de Azevedo casou-se com José Luiz de Azevedo, nascido em Campanha da Princesa ou na Freguesia de Santo Antônio do Valle, Minas Gerais, filho de Luiz Antônio de Azevedo (tio de José Antônio de Azevedo, eis que irmão de João Antonio de Azevedo) e de Ana Josefa Dias da Silveira, neto de Domingos Dias Chaves e de Inácia Antônia da Silveira (esta mãe do Comendador José Antônio Faustino, através de sua filha Emerenciana Antônia de Azevedo, Lucinda de Azevedo Martins, casou-se com Antônio Rodrigues de Carvalho, natural de Baependi, Minas Gerais.
Algumas famílias possuem até Brasões/Escudo que contam as histórias de suas origens. Em algumas famílias, a história vem de centenas de anos atrás com presença em outros territórios geográficos, nesta imensidão que é o Planeta Terra. Em alguns casos, alguns sobrenomes somem durante algumas gerações ressurgindo tempos depois, através de netos, primos, sobrinhos. Árvores Genealógicas são reveladoras de muitas histórias.