O Vale do Sapucahy tem, para nós cachoeirenses, significado muito, muito especial. Aí esteve, no mínimo, uma filha de Manoel Antônio Rates. Pode ter estado pelas imediações (Pouso do Mandu), Miguel Antônio Rates (1816), irmão de José da Costa Moraes, casado com Maria da Penha de Jesus (Pena ou Penna), e tutor dos filhos do casal (1811).
Ao falar destas paragens não há como não se lembrar de Ignácio José de Alvarenga Peixoto, ouvidor da Comarca do Rio das Mortes, nomeado em 11-03-1775 como coronel Comandante da Companhia do Rio Verde, comarca do Rio das Mortes. Alvarenga Peixoto foi casado com Bárbara Heliadora, filha de Maria Josefa Bueno Cunha, falecida em São João Del Rei, após 24 de dezembro de 1802 e que, deixando testamento que, segundo Aureliano Leite, estaria arquivado na Biblioteca Nacional. O pai de Bárbara e marido de Maria Josefa foi o advogado português José Silveira e Sousa. Conforme a Árvore de costado de Antônio Lopes Esteves, sogro de Pedro Wilson Carrano Albuquerque.
Vale de São Gonçalo do Sapucaí, também chamado da Campanha do Rio Verde, do descoberto do Ouro Fala da freguesia de Santo Antônio do Vale da Piedade da Campanha do Rio Verde, de Domingos Fonseca, de Bento Ferreira de Mello¹.
Vale deslumbrante, e esplendorosamente emoldurado pela Mantiqueira. Vale de um país indígena, vigorosamente defendido por eles e um verdadeiro Paraíso da Mãe Natureza. Índio e paulistas estão interligados, na dor, e no amor. A lembrança aqui vem para a tradicional família de bandeirantes paulistas que se interligou com os nativos da terra - a índia Bartira, ou seja a Isabel Dias, casada com João Ramalho. Descendentes deste casal temos, bem próximo, Bernarda Luís Camacho, casada com Amador Bueno da Ribeira. Seguindo a genealogia chegamos a Bartolomeu Bueno do Prado, a quem a família Garcia era ligada por laços de afinidade², segundo Carvalho Franco era paulista, filho do Capitão-Mor Domingos Rodrigues do Prado e de sua mulher Leonor Bueno da Silva e foi casado com Isabel Bueno da Fonseca, filha de Francisco Bueno Feio e Maria Jorge Velho.
Por volta de 1755, Bartolomeu passou para a região do Palmital no sertão do Rio Grande, onde residia seu sogro. Naquele local foi buscado pelo governo mineiro para que chefiasse bandeiras contra calhambolas, pois granjeara grande fama nesse gênero de guerrilhas. Nessas imediações estava também Manoel Antônio Rates e sua família. Ele, "de Rates". Ela, sua mulher, paulistana, "Moraes". Moraes tem fortes ligações aos Buenos.
Onde está o registro de batizado de Manoel Antônio? Quem foram seus pais?
Teria Manoel Antônio Rates nascido de outro Rattes ou Rates, que foi morador em Sabará? Jorge Fernando Vilela aposta nessa hipótese.
Onde está o registro de casamento de Manoel Antônio e Maria da Costa Moraes? Quem foi o celebrante? Quem foram seus padrinhos?
"... Nas Minas Gerais, o exemplo da Independência dos Estados Unidos da América foi o modelo, e as idéias que conduziram à Revolução Francesa o estopim incendiário do coração e da mente dos idealistas da Província, que se preparavam para a realização dos sonhos de libertação, e invejavam a marcha vitoriosa em outras pátrias "³.
"Contemplo encantada a serra da Mantiqueira, o imponente maciço do Itatiaia e a majestosa Agulhas Negras, cenário dos mais belos já vistos (...). Sabemos que a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba foram primitivamente cobertas de densas matas ocupadas por índios, que deram ao maciço o nome e ITA-TI-AIA - "Pedra cheia de Pontas"4.
No século XVI, com a descoberta do ouro das Gerais, o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira, foram intensamente percorridos por aventureiros e faiscadores. No século XVII, suas terras serviam de passagem ou de pouso de viajantes que, provenientes do Sul de Minas, demandavam os portos sul-fluminenses de Angra dos Reis em especial. A colonização só se deu nas primeiras décadas do século XIX, com a chegada de algumas famílias mineiras, procedentes de Aiuruoca, Minas Gerais, com o esgotamento das minas de ouro das Gerais. Surgiu o povoado de Campo Belo e atual Itatiaia, com a instalação do Distrito de Paz e Tabelionato, em 13 de maio de 1832. Em 1839 foi instalado o curato de São José do Campo Belo e subordinado à matriz Nossa Senhora da Conceição de Resende. Esta capela deu origem a Matriz de São José, em Itatiaia.
Onde estará a provisão para ereção da capela do sítio Cachoeira de Manoel Antônio Rater? Onde? ... Onde? ... Onde? ...
Aqui termina o caminho5
Os sinos cantando, as sombras todas se diluindo.
dentro da tarde. Dentro da tarde, o teu grave pensamento de exílio.
Por que ainda espera? Aqui termina o caminho,
aqui morre a voz, e não há mais eco, nem nada.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: O tabelião Joaquim Carneiro de Rezende.Artigo Anterior: O carpinteiro Manoel Pereira dos Santos Roque.
2. Jurisdição dos Capitães, p.30/31.
3. Conferência proferida no dia 13 de setembro de 1999. O lirismo dos rebeldes da Inconfidência. Ainda nesse imenso maciço da Serra da Mantiqueira, Itatiaia. Itatiaia viu nascer ALDA BERNARDES DE FARIA E SILVA (presidente da ACIDHIS Académica - cadeira n.4 - Cel José Mendes Bernardes).
4. Alda Bernardes de Faria e Silva.
5. 50 poemas, p.8-9
Comentários