O cachoeirense e fotógrafo, Evando Pazini é casado com Leonara, nascida em Luminárias, Minas Gerais. Leonara é filha de Leônidas Augusto, proprietário da fazenda da Lage daquele Município. à época em que Luminárias era Distrito de Lavras do Funil, o Distrito de Carmo da Boa Vista também o era. Nesta ocasião a fazenda, ou parte dela, pertencia ao irmão da Viscondessa de Caldas, Felicidade Gomes da Luz, o Carlos Gomes Ribeiro da Luz. Felicidade casou-se com o viúvo Luís Antonio de Oliveira. Em Família Junqueira - sua genealogia e história, com o apoio da genealogista Marta Amato, a obra traça os caminhos deste ramo familiar - a o terceiro filho dos Patriarcas, Francisco Antônio Junqueira. Na página 694, os filhos de Francisco. Além de Francisca Antônia de Oliveira, casada com José Joaquim de Oliveira, batizado em 1795 em Mogi das Cruzes, os seguintes:
Maria Marfisa da Costa,
Antônio Glauceste Junqueira,
Maria Clementina da Paixão,
Ana Tereza da Paixão,
Marianna Laurentina da Paixão,
Gabriel Francisco.
O site da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que se refere as Leis Mineiras nos informa que, a fazenda da Lage pertencia a Carlos Gomes Ribeiro da Luz. Diz, também, que a fazenda Jardim, sua vizinha pertencia a família do Visconde de Caldas e, como vimos, em comentários, na página de ontem, a Viscondessa tem sua genealogia estudada em, Descendentes de Bernardino Teixeira de Toledo.
Próxima imagem: New Oxford, 1889, uma relíquia cachoeirense.
Imagem anterior: Cruzeiro da Capela do Palmital do Cervo, MG.
Comentários
A Freguesia de Luminárias só foi criada 16 anos mais tarde, em 1873, assim sendo, a Fazenda da Lage, pertencente hoje a Leônidas Augusto de Oliveira Andrade, pai de Leonara, casada com Evando, continuou pertencendo a Lavras do Funil. Toda esta extensão territorial é tratada na obra da Família Junqueira, quando fala da Fazenda Bela Cruz - a do Levante dos escravos, da Fazenda do Jardim, de Luís Antônio Junqueira, vizinha da Fazenda da Lage (de Luminárias e hoje mãos de Leônidas Augusto). Só em 1901 é que a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no Artigo 21, da Lei 319, de 19-09-1901, define este limite territorial, transferindo para o distrito de Luminárias, "a Fazenda da Lage, propriedade do cidadão Carlos Gomes Ribeiro da Luz e a Fazenda do Jardim de propriedade do Visconde de Caldas (Luís Antônio Junqueira), aquela atualmente pertencente ao Município de Três Corações do Rio Verde e esta ao de Baependi. Ao falar nos limites próximos ao Rio Verde, poderá situar as Fazendas Santa Fé, onde está situado um grande hospital, denominado Colônia, não tão distante de São Bento Abade, então Distrito de Carmo da Cachoeira. Assim, o equívoco, que poderá ocorrer também àqueles que estão fisicamente distantes, serviu como motivo para o referido esclarecimento.
Seja benvindo entre nós. Encaminhamos ao Criador nossos agradecimentos. Em união.
Fraternalmente,
leonor.
Luz, harmonia e amor incondicional sempre presentes nos guardiães das Fazendas "Lage" - de cá, e de lá.
P A Z