Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Luz e Harmonia.
Segundos dados que aparecem em Mons. Paulo - Wikipédia, O Major Matias e sua mulher Escolástica Joaquina de Oliveira instalaram-se na sede da Fazenda Vargem Grande, Distrito de Campanha, em meados do século XIX. Vargem Grande ou Ponte Alta é hoje o Município Mons. Paulo, Minas Gerais (Mons. Paulo Emílio Moinhos de Vilhena).
Em Amato. A Freguesia (...), p.26. 1996, "é concedida em 16 de abril de 1751 ao capitão-mor, Mathias Gonçalves Moinhos sesmaria na Paragem do Sertão do Cervo. Freguesia de Carrancas. Termo da Vila de São João del Rey. Comarca do Rio das Mortes.
"O capitão Mathias Gonçalves Munhos, casado (...) natural do lugar de Pitões (Pitoens), Freguesia de Santa Maria das Junias, Raya de Galiza, do Concelho de Monte Alegre, Comarca de Xavier, filho de Ana Alves de Vilhena, foi testemunha no processo De Genere de Inácio Franco (Francisco) Torres, no ano de 1766. Cf. O de Genere do referido padre no Projeto Compartilhar. Outros dados no Arquivo Eclesiástico de Mariana. Segundo Mons. Lefort, em publicação no ano de 1972, o lugar da sesmaria seria Alagoa.
ÂNGELA é prima de JOSEFA DE MORAES, ambas netas de FRANCISCA DE MACEDO E MORAES. Ângela casou na família "Gomes Branquinho". Josefa, casou-se na família "Gonçalves Moinhos".
Solicitamos ao administrador a gentileza de retificar a citação, que está incorreta no comentário anterior. anterior. Gratidão.
Um dos trechos:
"Os escravos Roque e Jerônimo, ambos crioulos da Fazenda da Prata, acusados de serem cabeças da insurreição, exerciam a atividade de tropeiro e faziam frequentes viagens ao Rio de Janeiro, o que certamente lhes facultava maior facilidade para capta o clima de conturbação política da Regência".
"A pena de Roque e Gerônimo crioulos foi posteriormente comutada em 600 açoites por intercessão da proprietária ANA LUIZA ALVES".