A Matriarca, Mariana Silvéria do Nascimento, traz o legado da Ilhoa Julia Maria da Caridade, através de um filho de dona Ana Maria do Nascimento, o alferes José Pereira de Carvalho, casado com Teodora Maria de Mendonça. Este é o frondoso ramo que estendeu seus galhos e folhagens até Nepomuceno, e daí expandindo-se para Carmo da Cachoeira. Muitos filhos desta matriarca fazem parte da sociedade cachoeirense. Ajudaram a construir e fazem parte ativa dela através dos diversos elos da infindável corrente familiar. Estão nas famílias Costa Junqueira / Veiga / Lima / Custódio da Veiga / Mário Justiniano dos Reis / Alves do Nascimento / Felícia Cândida de Moraes / Alves Garcia / Alves da Veiga / Raphael Soares da Costa (Rafael), entre muitas outras. Quanto a Raphael Soares da Costa, segundo casamento de Dona Vicência Cândida Cezarino e cujos bens aparecem como "A fazenda de Dona Vicência", no inventário de José Alves Garcia, casado com a Madrinha da outra Banda, ou seja a matriarca, acima citada, devemos nos lembrar que ele foi o segundo casamento de Vicência. O primeiro marido de Vicência foi Domingos José Garcia, irmão do pai de Chico Frade, Joseph Luís Garcia.
Dona Mariana Silvéria, em sua descendência tem incorporado o ramo familiar da linhagem paulista "Mendonça", de dona Teodora Maria. Mendonça / Chaves e e "Dias de Oliveira", segundo os estudos tem nos mostrado, são ramos familiares que se entrelaçam nesta região durante muito tempo. Hoje em Carmo da Cachoeira e já bastante conhecida dos internautas está uma "Dias Mendonça", representada pela Selma do Neca. O mais antigo "Dias de Oliveira" que nos aproxima está no porto de Macaia¹ - filho de Frutuoso Dias de Oliveira e Teresa Maria de Jesus.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: Frutuoso Dias de Oliveira e a fazenda da Macaia.Artigo Anterior: O testamento Inocência Constança de Figueiredo.
Comentários
Existe uma foto de família na página 50 com a seguinte indicação: "Atrás, da esquerda para a direita: Izabel Garcia, Maria Paulina Garcia, Francisco Custódio Garcia, Maria Vilela Junqueira, Mariana Veiga Garcia, Maria Augusta Garcia (esposa de Álvaro Alves Garcia - filho de Joaquim "Frade de Morembá"). Na frente, da esquerda para a direita: João Jairo Rezende, Silas Rezende, Guiomar Garcia, Joaquim Alves Garcia Sobrinho, Mariana Custódia da Veiga, José Custódio Garcia e Célia Rezende". Do pessoal que está "na frente", O Joaquim, a Mariana e o José são adultos. Todos os outros, crianças.
O Francisco Alves Garcia Júnior, segundo marido de dona Mariana é um senhor, pelo que mostra sua foto, extremamente simpático e alegre. Era conhecido, também, por "Coronel Padre Frade". Foi Fazendeiro. Fazenda PORTO DOS TROPEIROS (hoje nos referimos a este PORTO, ao tratar de QUILOMBOS, no Campo Grande).