Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Cf.: O Sistema de Concessão de Mercê como prática governativa no alvorecer da Sociedade Mineira Setecentista: o caso da (Re)Conquista da Praça Fluminense em 1711. Texto: Doutor Carlos Leonardo Kelmer Mathias. Doutor em História pela U.F. R.J.
clkmathias@ig.com.br
Cf. www.cchla.ufpb.br/saeculum/saeculum14.pdf
Departamento de História.
Programa de Pós-Graduação em História.
Universidade Federal da Paraíba.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Campus Universitário - Conjunto Humanístico - Bloco V. Castelo Branco - João Pessoa - Paraíba - CEP 58.051-970 - Brasil.