Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Na foto, uma tomada que registra o cuidado de dona Nenê com tudo. Onde ela via algo para ser reparado, lá estava com as mãos na massa.
Hoje dona Nenê está hospitalizada. Sofreu acidente cárdio vascular. Nosso pedido se eleva ao Criador pedindo-lhe que envie a ela bençãos em profusão, e que possa deixar junto dela servidores de sua Milícia Celeste, em especial os encarregados dos setores de Cura planetária, para o seu restabelecimento se faça o mais rápido possível. A esta servidora do bem e propagadora do amor universal, nossos votos de pronta recuperação.
http://br.geocities.com/bravagentebrasileira/pesquisa.html
Entre os "fim-de-linha", tem gente nossa, por exemplo: Antonio José de Abreu e Mafalda Maria de Abreu.
É só conferir fazendo uma visitinha conforme indicação.
Complementação de dados. Tipo de documento - Inventário.
Ano - 1794 Caixa - 214
Inventariada - Maria de Morais Ribeiro.
Inventariante - Jerônimo de Andrade Brito.
Local - São João del Rei.
BENS
- 19 libras de lã de carneiro, três arrobas e meia de algodão, uma roda de fiar, um caixão de guardar farinha.
Animais - 01 cavalo, 21 ovelhas, vacas, garrotes e novilhas.
Escravos - 06
Fl.07
ABERTURA
Aos treze dias do mês de maio de mil setecentos e noventa e quatro na Paragem das Bicas e Fazenda da Testadora Maria de Morais, Freguesia das Lavras do Funil e Termo da Vila de São João del Rei (...) foi apresentado este testamento com que faleceu a testadora Maria de Morais Ribeira (...)
Fl.09v
DÍVIDAS PASSIVAS.
Além dos já citados:
Padre Francisco da Costa Miranda.
Fl.13
Dizem dona Thereza Maria da Conceição viúva de Simão de Oliveira Pereira; dona Maria Victória do Nascimento casada com o capitão Domingos de Paiva; dona Dorothéa Maria de Jesus casada com Manoel Mendes de Abreu; dona Ana Antônia de Brito casada com o Capitão Antônio de Paiva; dona Luíza Teresa casada com Amaro Gonçalves Chaves; dona Mariana Vitória por si e por seus filhos; Manoel Joaquim de Andrade, e Jerônimo de Andrade Brito filhos de dona Maria de Morais (...).
Fl.21
Procuradores nomeados - Furriel Luís Andrade da Silva Rodarte; Francisco Soares da Graça.
Data - 17 de julho de 1794.
Local - São João del Rei.
Que faz - Amaro Gonçalves Chaves (genro da Inventariada).
Fl.24
PROCURAÇÃO
Procuradores nomeados - ´Capitão Antônio Gonçalves de Figueiredo; Alferes Manoel Ribeiro Cunha.
Data - 17 de julho de 1794.
Local - Vila de (?)
Que faz - Jerônimo de Andrade Brito (filho da Inventariada).
MONTE MOR............11:964$245
p/ cada herdeiro..... 1:329$360
Fl.40
PROCURAÇÃO
Procuradores nomeados - João Felisberto Gomes do Couto; Diogo Moreira da Silva Rabello; João Evangelista de Faria Lobato; Manoel José Dias; Capitão Antônio Gonçalves de Figueiredo; Capitão Doutor Rodrigues Barreiros; Alferes Manoel Ribeiro Quinta; Francisco Soares da Graça.
Data - 26 de agosto de 1794
Local - Fazenda do Espírito Santo
Que faz - Manoel Joaquim de Andrade ( filho da Inventariada).
Fl.56
PROCURAÇÃO
Procuradores nomeados - Manoel José Dias; Diogo Moreira da Silva Rabelo; João Antônio da Silva Leão; Capitão Antônio Gonçalves de Figueiredo; Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva; Francisco Soares da Graça.
Data - 03 de fevereiro de 1795.
Local - Vila de São João del Rei.
Que faz - José Antônio de Almeida por cabeça de sua mulher dona Jacinta Maria da Conceição (genro e filha da Inventariada).
Fl.57
PROCURAÇÃO
Procuradores nomeados - Manoel José Dias; Diogo Moreira da Silva Rabelo; João Antônio da Silva Leão; capitão Antônio Gonçalves de Figueiredo (...)
Data - 29 de janeiro de 1795
Que faz - Manoel Mendes de Abreu (genro da Inventariada)
Fl.70
PROCURAÇÃO
Procuradores nomeados - Diogo Moreira da Silva Rabelo; Gomes da Silva Pereira; Furriel Luís Antônio da Silva; Francisco Soares da Graça.
Data - 19 de dezembro de 1794
Local - Vila de São João
Que faz - Domingos de Paiva Silva (genro da Inventariada).
Fl.145
PROCURAÇÃO
Procuradores nomeados - Capitão Antônio Gonçalves de Figueiredo; Francisco Xavier Pereira e Silva; Alferes Luís Antonio da Silva Rodarte.
Data - 28 de janeiro de 1800
Local - Espírito Santo
Que faz - Os herdeiros Manoel Joaquim de Andrade; Lauriana de Souza; Manoel Mendes de Abreu; Dorothéa Maria de Jesus; José Joaquim de Andrade; Francisco José de Andrade; Mariana Vitória do Nascimento; Custódio de Souza Pinto; Ana Esméria de Andrade; Teresa Maria da Conceição.
"Deus colocou-me neste lugar como herdeiro de um grande passado, portador de um grande presente e construtor de um grande futuro".
Onde estarão os documentos que irão nos brindar com o verdadeiro conhecimento de nossa história? Quem foi MANOEL ANTÔNIO RATES? Quem foram seus pais? Que faziam eles nesta abençoada e acolhedora terra de sertão? Que busca o levou a permanecer nesta paragem tão primitiva, tendo como companheiros apenas os elementos da natureza e seus guardiões?
Olhai para o céu, e na Casa Superior do Paraíso, onde estão as estrelas e os antepassados estão também registrados todos os dados. Aguardai ... ... , a resposta virá. Certamente virá, como veio uma em Catalão - Goiás.
Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, deixou fincada uma cruz de aroeira, que anos depois foi requisitada pelo Governo do Estado de Goiás e levado para Goiás, a Velha Capital.
O traslado da Cruz foi registrado em Ata de uma reunião da Loja Maçônica de Catalão que deliberou pela entrega da Cruz. A ata registra nome dos presentes, inclusive o do dono da fazenda
http://www.ingego.org/geneacalaça/textos.htm.
Alguém deverá saber onde estarão os dados que tanto buscamos. Onde estarão os nossos documentos? Onde? Onde? Onde?
Luz e harmonia a todos.
Maria Felizarda de Jesus foi casada com JOÃO DIAS DA COSTA, nascido por volta de 1740, pois aparece no Inventário de sua mãe Francisca Pereira da Silva, com 25 anos, no ano de 1765.
João Dias de Carvalho é irmão de Andreza Dias de Carvalho, casada com Domingos dos Reis Silva.
Para dona Maria Felizarda de Jesus, casada com João Dias de Carvalho, ver 3.2.2.5, em:
Amaro da Silveira e Máxima Pinta Pereira.
Veja também, João de Souza Pinto em ANA RIBEIRA QUINTA.