Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Ser forte ... ... ser forte ... ser forte ...
Luiz Paulo Ferreira Nogueról, citando Augusto de Saint-Hilaire - Viagem às Nascentes do Rio São Francisco e pela Província de Goiás, São Paulo.1937, p.12, diz:
"Desde que comecei a viajar no Brasil, lugar nenhum me apresentou tanto movimento como o Porto da Estrela. Há dificuldade em nos encontrarmos uns aos outros no meio de bestas que partem ou chegam, dos fardos, dos almocreves, das mercadorias de todo gênero que se acumulam nesta povoação. Lojas bem sortidas fornecem aos numerosos viajantes aquilo de que carecem. Aliás, não existe, em volta o Porto Estrela, nenhuma habitação digna de nota; mas cultiva-se um pouco de café nos arredores. A primeira casa que se apresenta é o rancho destinado a abrigar as caravanas; é uma construção bastante longa, dividida em espécie de células por paredes de barro, e na frente da qual o teto prolongado forma uma vasta galeria cujos pilares são de tijolo. Cada caravana se abriga numa das células do rancho, aí arruma sua bagagem e faz a cozinha; nenhuma espécie de conforto, nem mesmo uma mesa, ou um banco, e, quando da minha passagem, via-se o céu através das divisões mal conservadas".
A Família "Neves", a qual Apparecida Gomes do Nascimento Thomazelli, buscou iniciar rastreamento, também aparece citada no referido trabalho. Aí está, em Sabará, o nome de Antonia Maria das Neves, que deve ter sido casada com José de Lima. Em Porto Alegre, o nome de dona Francisca Cândida de Oliveira, casada que foi com Francisco Batista Anjo. Este trabalho tornou-se fonte de consulta obrigatório em nossas buscas.
Tipo de documento - Sesmaria
Sesmeiros - Miguel Joaquim Cunha Bastos e sua mulher Elena Joaquina
Local - São João del Rei
Fl.01
AUTOS DE MEDIÇÃO DE UMA SESMARIA DE MEIA LÉGUA
Data - 15 de novembro de 1797
Local - Fazenda da Cachoeira do Campo. Freguesia das Lavras do Funil. Termo da Vila de São João del Rei. Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de dona Júlia Maria do Nascimento.
Fl.03
CARTA DE SESMARIA
(...) por sua Petição Miguel Joaquim da Cunha Bastos e sua mulher Elena Joaquina que na Paragem ao pé da Serra do Curralinho do Termo da Vila de São João del Rei. Comarca do Rio das Mortes se acham terras devolutas e campos as quais parte com do falecido Miguel Lopes da Silva, com Manoel Lopes Pinto com Antônio Duarte com Manoel Mello (...) e como o suplicante as queria possuir (...)
(continua)