Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Entre os participantes a professora e diretora da Escola José Costa Avelar, Rua Eugênio de Souza, 30. A professora Márcia, ao homenagear seu pai colocando seu nome na Escola recém-criada, demonstrou a gratidão e o respeito pelo grande preservacionista e defensor da natureza em Carmo da Cachoeira Minas Gerais. Família tradicional da cidade, tem em "Villa Bôas", uma ligação com o passado.
Cf. no site, Villas Boas em Nepomuceno e Carmo da Cachoeira - Windows Internet Explorer
www.genealogia.villasboas.nom.br/outrosvbs/
1. JOSÉ VALENTIM VILLAS BÔAS.
Segundo casamento de José Valentim:
Pesquisa realizada por LAVB em 16/01/2003 no microfilme 1285469 do livro 3 de casamentos de Lavras onde a folha 238v. consta:
"No primeiro de dezembro de mil oitocentos e secenta as 2 horas da tarde em face dos altares da MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMO DA CACHOEIRA e na presença do vigário Joaquim Antonio de Rezende, de licença e das testemunhas ANTONIO SEVERINO e MANOEL JOAQUIM, precedidos admoestações canônicas depoimentos verbais tudo segundo o concílio Tridentino e Constituições do Bispado, os contrahentes JOSÉ VALENTIM VILLAS BÔAS,viúvo, e BENEDITA MARIA DE JESUS, liberta, com palavras de presente eu lhes conferi as bençãos de que fiz este termo para constar. Vigário José Bento de Ferreira de Mesquita".
Obs. * O José foi batizado em Nepomuceno em 09-08-1845, filho do mesmo nome e de Mariana Joaquina de Jesus. Foram padrinhos: José Pereira de Carvalho e Juliana Bárbara do Nascimento.
* Joaquim ... de MORAES e Francisca Romana de MORAES foram padrinhos de Maria, em 1847, filha legítima de José Valentim Villas Bôas e dona Maria das Dores.
A professora Márcia Avellar Villas Bôas Arantes mantém na Chácara onde mora alguns cães adotados e antigos moradores de rua, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais. É Secretária do GAPA - Grupo de Apoio e Proteção aos Animais.
CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS
Despedindo a multidão,
Sobre Jesus a montanha,
E, chegando a noite, lá estava,
Orando na solidão.
Seus discípulos, na barca,
Na outra margem, aguardavam,
Mas, o vento era contrário
E as águas se agitavam.
E, ao chegar a madrugada,
Antes mesmo da alvorada,
Vem Jesus ao seu encontro,
Caminhando sobre o mar.
Quando os discípulos O viram,
Caminhando sobre as águas,
Um grande mede sentiram.
Julgando ser um fantasma,
Deram gritos de terror.
Mas Jesus tranquilizou-os
Dizendo: - Não tenhais medo!
Sou eu, o vosso Senhor.
Mas, Pedro quis ter certeza
Dessa tão grande proeza,
Toma a palavra e fala:
- Se és tu mesmo, Senhor,
Manda-me ir ter contigo,
Manda-me ir sobre as águas!
O senhor lhe disse: - "Vem!"
E Pedro, imediatamente,
Guiado por sua luz,
Sai da barca e caminha,
Por sobre as águas também,
Ao encontro de Jesus.
Mas, redobrando o furor,
Do vento, a violência,
Teve medo o pescador,
E começando a afundar
Grita então, com veemência:
- "Vem salvar-me, meu Senhor!"
No mesmo instante, Jesus
Estende a mão e o segura
E, da sua pouca fé,
Faz-lhe, então, uma censura.
E, quando entraram na barca,
Aqueles que lá se achavam,
Prostrados diante dele,
- Assim, afirma Mateus -
Adoram-nO dizendo:
- Agora temos certeza,
Tu és o Filho de Deus!
Nas tempestades da vida,
No mar de muita tormenta,
Guiada por tua luz,
Tua luz me orienta.
Seguro em tua mão,
E tua mão me sustenta!
É simples. Não espere encerrar o calendário ou a mudança de endereço, para reconhecer essa realidade.
Tradução - Carlos Nejar
PENSO, esta época em que tu me amaste
irá por outra azul substituída,
será outra pele sobre os mesmos ossos,
outros olhos verão a primavera.
Nenhum dos que amarraram esta hora,
dos que conversaram com o fumo,
governos, traficantes, transeuntes,
continuarão movendo-se em seus fios.
Irão os cruéis deuses com óculos,
os peludos carnívoros com livro,
os pulgões e os pipipasseiros*.
E quando estiver recém-lavado o mundo
nascerão outros olhos na água
e crescerá sem lágrimas o trigo.
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*pipipasseiros - palavra composta, invenção nerudiana. (N.T.)
- A Capela de Caldas e Seus Desdobramentos;
- Ouro Fino Nasceu Paulista;
- Fontes para a História de Ouro Fino;
- Angelo Batista, o Descobridor de Ouro Fino;
- Paróquias Paulistanas do Sul de Minas;
- Sargento - mor Nunes Gouvêia;
- Árvore de Costado do Senador do Império Padre José Bento Ferreira de Melo (Fundador de Pouso Alegre);
- Arquidiocese de Pouso Alegre e Seus Vigários;
- As Ilhoas;
- Os Garcias;
- O fundador de Baependi, José Eleutério (Descendência de Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira);
- Genealogia de Vital Brazil;
- Os Fundadores de Três Corações;
- Dona Maria Pedroso, esposa do Patriarca, Dom João de Toledo Piza;
- Árvore de Costado dos Presidentes Wenceslau Braz e Delfim Moreira;
- O inconfidente Antonio de Oliveira Lopes, o Fraca Roupa;
- Colaborou na organização do livro Correspondência de Júlio Bueno Brandão, de Guerino Casasanta, onde apresentou as Árvores de Júlio Bueno Brandão e de sua esposa, dona Hilda Miranda. Escreveu as histórias das paróquias de Ouro Fino, Crisólia, Jacutinga, Borda da Mata, São JOsé de Toledo, Silvianópolis, Douradinho, Delfim Moreira, Camanducaia, Cambuí e Inconfidentes.
Foi José Guimarães quem descobriu, através de documentos, o verdadeiro nome da cidade e Maria da Fé - e a origem dessa cidade, antes envolvida em lendas.
Cf. José Guimarães - Enciclopédia Ouro Fino - Windows Internet Explorer
www.eourofino.org.br/
Todos nós sonhamos com um mundo maravilhoso, em que todos são bons, as fronteiras não existem e todos são iguais.
É o sonho inerente ao ser humano, de felicidade para si e para todos.
Isto tem sido explorado pelos grupos que dominam o muno através do controle da economia e finanças, fazendo-nos acreditar num mundo global, único.
Em realidade, estão alimentando uma fantasia para manterem o esquema vil de exploração da maior parte da humanidade.
Não são nem santos, nem iluminados, comandando o mundo, mas pessoas que colocam o dinheiro como sendo a própria riqueza e consideram os seus sistemas para consegui-lo - com lucros crescentes e ilimitados -, inatacáveis, desprezando qualquer sentido ético e humanístico para a vida.
Teimam em fazer prevalecer a exploração vil das riquezas e matérias-primas dos países periféricos, indiferentes ao sofrimento e miséria dos seus habitantes.
Isto afronta todas as pregações de amor ao próximo que existem.
Mas não desanime.
Desenvolva a parte humana de seu ser.
Você tem inteligência, raciocínio e capacidade de pensar.
Observe o que acontece. Veja os minérios, os produtos agrícolas, o sistema de produção dos alimentos, as sementes, a agricultura. Constate o sistema de exploração que existe, colocando na miséria boa parte da população.
Viver é ter consciência do que acontece à sua volta.
Não viemos ao mundo apenas para atender às expectativas de exploração e de lucro de uma minoria.
Como seres humanos, você e todos nós, temos o direito de viver num mundo bom para todos.
O CAMINHO É A GESTÃO COMUNITÁRIA. AÇÃO LOCAL PARA CRIAR OS FILHOS COM DIGNIDADE.
Tipo de documento - Sesmaria
Ano - 1777 caixa - 15
Sesmeira - Antônia Maria Leonarda
Local - Freguesia de Santana das Lavras do Funil. Termo da Vila de São João del Rei.
FL.01
AUTO DE MEDIÇÃO E DEMARCAÇÃO DE UMA CARTA DE SESMARIA
Data - 03 de setembro de 1777
Local - Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei. Minas e Comarca do Rio das Mortes em a Fazenda Sítio e casas de, digo, Sítio do Trumbuca da Boa Esperança e casas de morada do capitão Antonio José Ferreira.
Fl.03
CARTA DE SESMARIA
(...) por sua Petição Antônia Maria Leonarda que para cultivar e meter gados a pastar eram preciso terras de mato campo e como no Rio Grande da parte da Vila de São João, Comarca do Rio das Mortes, Freguesia das Carrancas na Paragem chamada o Ribeirão das Três Pontas para qualquer dos lados da Fazenda do alferes Antônio José Ferreira haviam terras devolutas (...)
Fl.06
PROCURAÇÃO
Procuradores nomeados - Francisco Xavier Bueno; Bartolomeu Bueno Feio; José da Mota Coelho; Cláudio Afonso de Oliveira; Antônio Bugado(?) da Costa.
Data - 20 de agosto de 1777
Local - Vila de São José
que faz - Antônia Maria Leonarda.
Fl.08
AUTO DE MEDIÇÃO E DEMARCAÇÃO
Data - 05 de setembro de 1777
Local - Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei. Minas e Comarca do Rio das Mortes nas terras de sesmaria.
(...) foi eleito para o lugar de Pião um lançante de campo vertente a um pantanal e aí meteram um marco de pedra que enterraram na terra ...
(...) seguiram o rumo do norte pelo qual mediram cem cordas que findaram em uma vertente de campo vertente ao Ribeirão da Serra da Boa Esperança e aí para divisa meteram um pau nativo chamado catanduba (...) e confronta este rumo com a sesmaria do capitão Ignácio Ferreira da Costa ...
(...) seguiram o rumo de sul pelo qual mediram cem cordas que findaram a beira de um corgo que vem do Barro Vermelho e casa de Antônio José da Silva junto a um lagrimal vertente ao mesmo corgo e para divisa meteram um marco de pedra (...) e confronta este rumo com o dito corgo.
(...) seguiram o rumo do oeste pelo qual mediram cinquenta cordas que findaram em um espigão de campo que verte a um pântano desaguante em o sobredito Ribeirão da serra fronteiro a Trumbuca e para divisa meteram um marco de pedra (...) e confronta este rumo com a sesmaria de Ana Maria da Glória.
(...) seguiram o rumo do leste pelo qual mediram cinquenta cordas que findaram no meio de uma varge de campo por baixo do caminho que vira do JACUHY e vai para a Ponte do Ribeirão das Três Pontas e aí meteram um marco de pedra (...) me confronta este rumo com a sesmaria de José Gomes que fica da outra banda do Ribeirão.
*Posse em 06 de setembro de 1777.