Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai
Comentários
Manoel e Mariana moraram na FAZENDA DO COURO DO CERVO, possivelmente, no espaço compreendido na citação feita por Domingos e Andreza, às fl. 09 verso, de seu testamento e inventário: BENS DE RAIZ.
"(...) Declarou a dita inventariante haver outra fazenda composta de vários campos e matas virgens e capoeiras sem casas de vivenda sita na Freguesia de Lavras do Funil que parte de uma banda com a fazenda do alferes JOSÉ GOMES BRANQUINHO e de outra com MANOEL GONÇALVES CHAVES e de outra com SIMÃO DA SILVA TEIXEIRA e com ANTONIO FURTADO e de outra com MANOEL ANTONIO RATES e MANOEL FERREIRA GUIMARÃES (...)"
Um ponto que ainda está sendo revisto, é a questão da ancestral dona Francisca Pereira da Silva, filha de Manoel Pereira da Silva e de dona Joana. São presenças importantes na formação social deste território em estudo.
JOSÉ OVÍDIO REIS foi casado com dona Nelly Gomes Reis, nascida na cidade de Varginha - Minas Gerais, aos 30 de junho de 1923. Não tiveram filhos.
Nelly Gomes Reis tinha 3 irmãs: Nilza Gomes Mendes; Elza Gomes Eisenwiener e Daisy Marisa de Ferreira Gomes. Sobre esta família, José Ovídio dedica as p. 245/6/7/8 de sua obra. JOSÉ GOMES NOGUEIRA, cidadão ativo em Varginha, constituiu a primeira diretoria da Associação Comercial e Industrial da Cidade, sendo seu primeiro Secretário na primeira gestão. Tanto José Gomes Nogueira, bem como José Ovídio, foram sócios fundadores, no ano de 1955, do Rotary Club da mesma cidade. José Gomes Nogueira foi também proprietário, no ano de 1918, da Farmácia São José. Seu nome é perpetuado no Município através de denominação de uma rua da Cidade, na Vila Pinto.
ÁRVORE GENEALÓGICA DE JOSÉ GOMES NOGUEIRA, por José Ovídio Reis.
1 - José Gomes Nogueira, Farmaceutico, nascido na cidade de Varginha - Minas Gerais, aos 15 de dezembro de 1897, filho de Antonio Gomes Sobrinho, funcionário dos correios da cidade de Campanha e Varginha e de Leopoldina Cândida Nogueira. Neto-paterno de Francisco José Gomes, fabricante de fogos e artifícios e Maria Francisca de Jesus. Neto-materno de Francisco Ribeiro da Silva e Rita Barbara Nogueira. José Gomes Nogueira casou-se aos 24 de maio de 1899 com Romilda Salles Gomes, nascida na cidade de Varginha - Minas Gerais, aos 12 de setembro de 1902, falecida aos 10 de janeiro de 1986, filha de José do Patrocínio Salles, casado na cidade de Varginha, - Minas Gerais, com Ana Ferreira Sales.
:.:.:.:.:.:.:.:
Filhos de José do Patrocínio Salles e de Ana Ferreira Salles:
- Hercy Salles de Oliveira
- Eunice Salles Gomes
- Romilda Salles Gomes
- Maria Salles Bittencourt
- José Ferreira Salles
- Ana Ferreira Salles
- Júlia Noemi Salles Paiva
- Hermínia Ferreira Salles.
Aí estão os "Vilela Frazão"; Vilela Carrijo"; "Alves Vilela".
Um excelente trabalho disponibilizado.
Maria Umbelina foi inventariada no ano de 1876 e seu inventário está disponibilizado pelo PROJETO PARTILHA.
Antonio da Costa Lima, casado com Gertrudes Maria de Jesus é filho de Domingos. Eles são pais de Lourenço Antonio Pereira, genro de ANTONIO CORREA AFONSO, falecido em 1823, e casado com dona Francisca Maria de Jesus (ou da Encarnação). A família "Correa Afonso" (Afonço) uniu-se, através dos laços do casamento,com as seguintes famílias: "Pereira"; "Morato"; "Pimenta de Godói"; "Costa Lima"; "Nascimento"; "Alves Pereira"; "Moreira de Andrade"; "Ferreira da Costa"; "Souza Monteiro".
Tipo de documento - SESMARIA
Ano - 1780 Caixa - 02
Sesmeiro - Francisco Martins Luz.
Local - São João del Rei.
AUTO DE MEDIÇÃO E DEMARCAÇÃO DE CARTA DE SESMARIA.
Data - 05 de abril de 1780
Local - Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei e Comarca do Rio das Mortes em um sítio chamado do RIO DO PEIXE em casas de morada do sesmeiro Francisco Martins da Luz.
(continua)
SESMARIA de Francisco Martins Luz, ano de 1780.
Fl.03
CARTA DE SESMARIA
Dom Antônio de Noronha do Conselho de sua Majestade Fidelíssima (...)
(...) Francisco Martins da Luz está cultivando uma Fazenda de terras e cultura que comprou a JOÃO DA CUNHA no caminho da CAMPANHA DO RIO VERDE, Comarca do Rio das Mortes e porque parte das terras da referida Fazenda se acha sem Título de Sesmaria como é um CAPÃO chamado das ABELHAS com outros matos e capoeiras que partem de uma banda com terras do Capitão Manoel da Costa Villas Boas e Joaquim José de Freitas e da outra com as de Manoel Ferreira Guimarães e da outra com as de José Marcelino de Azevedo e com as da mesma Fazenda do suplicante (...) requer meia légua de terra em quadra na dita Paragem fazendo Pião (...)
Fl.06
AUTO DE MEDIÇÃO
Data - 06 de abril de 1780.
Local - Freguesia de Santana das Lavras do Funil do Termo de São João del Rei. Comarca do Rio das Mortes na Fazenda do Rio do Peixe.
(...) elegeram para o lugar do Pião um campo coberto de catanduba fechada que fica entre o CORGO DOS PINHEIROS e outro que vem da SERRA DAS ABELHAS que ambos desaguam no RIBEIRÃO chamado DOS BARREIROS e aí em um pau nativo chamado jacarandá se lavraram quatro cruzes viradas para os rumos que haviam de seguir (...) Seguindo o rumo do sueste mediram quatorze cordas que findaram em um lançante de campo adiante do campo, digo, adiante do CORGO DOS PINHEIROS (...) e aí meteram um mourão de pau de arueira (...) e confronta este com terras do sesmeiro (...)
E seguindo o rumo do sudueste mediram noventa e oito cordas que findaram em um CORGO QUE VERTE DA SERRA DAS ABELHAS e desagua no dito RIBEIRÃO DO BARREIROS (...) e aí fincaram um pau nativo de cedro ao pé de uma cachoeira do sobredito corgo (...) confrontando este rumo com terras da sesmaria de José Marcelino de Azevedo, sendo a divisa de ambos pelo dito corgo.
Seguindo o rumo do noroeste mediram oitenta e oito cordas que findaram ao pé de um lagrimal que verte da SERRA DAS ABELHAS e aí em um pau nativo de óleo fora do rumo (ilegível) uma cruz (...) confrontando este rumo com MANOEL FERREIRA GUIMARÃES.
Seguindo pelo rumo do nordeste mediram cem cordas que findaram em um capão alto de mato próximo a um campo que verte ao rito RIBEIRÃO DO BARREIRO (...)
* o sesmeiro tomou posse em 07 de abril de 1780.
como faço para adquirir esse livro??? sou descendente da família Reis de São João del Rei meu bisavó era o Sr Maximiano José dos Reis casado com Maria Francisca de Paula dos Reis(sei que ela tinha as irmãs Lindéia e outra Germana e ele tinha o irmão Manoel José dos Reis) tb tem outro parente conhecido chamado João Garrafinha...algo assim...estou montando a genealogia e gostaria de obter todas as informações sobre a família na região. quem puder ajudar desde já agradeço.
adriana cláudia dos reis - BH
aguardo retornos
Prezados muito me interesso pela genealogia da familia Reis, sobretudo meus pais e avós eram de minas gerais, meu avô chamava-se Bernardino dos Reis Filho casado com Erotildes Arnalda dos Reis (Corinto - Minas Gerais). Desde já agradeço.
Essa edição já está esgotada, pois foram feitos poucos exemplares que estão em mãos dos familiares.
Uma escritora de nome Marlúcia, residente em Varginha - Minas Gerais, recentemente lançou uma versão atualizada, no entanto temos tentado por diversos meios conseguir, mas até o momento não tivemos sucesso.
Agradecemos sua participação.
Gostaria de adquirir o livro e toda informação sobre a família.
Fico grata pela atenção.
E-mail: anareisramos@terra.com.br
Meu nome é Otacilio Silva dos Reis sou filho de Tarciso dos Reis e neto de Manoel dos Reis. Meu pai veio da cidade de Carmo de Minas p Rio de Janeiro e não conhecemos ninguém da família. Quem sabe ainda há alguém vivo dessa família.
Meu pai já partiu p eternidade.
Sou Ana Maria Bastos Firmino (antes Botelho). Meu avô era de Carmo da Cachoeira (Plínio Botelho Serra) casado com Ana Reis Botelho que era de Lavras ou Carmo da Cachoeira e eu tenho interesse em adquirir "O livro da família Reis" para conhecer um pouco mais da família. Como faço para adquiri-lo?