Alguns nomes presentes nesta região e, também, nas primeiras páginas da obra "As Três Ilhoas":
- André de Rezende Costa, casado com Francisca Teresa de Jesus, filha de Domingos Francisco Terra e de sua mulher Isabel Pires de MORAES;
- Joaquim de Rezende Silva, casado em 1763, com Ana Maria Joaquina, filha de Domingos Francisco Terra e sua mulher Isabel Pires de Moraes;
-Inácia Maria da Assunção, filha de Domingos Francisco Terra e de sua mulher Isabel Pires de Moraes. Inácia foi duas vezes. A primeira com Plácido de Abreu Gonçalves, pais de filha única Rita Joaquina do Rosário, casada com Acácio José da Cruz.
O segundo casamento de Inácia foi com Manoel Roiz Coelho.
- A Ilhoa Helena Maria, casada com João de Rezende Costa, teve 15 filhos. A segunda foi Maria Helena de Jesus, que se casou na Capela de Santo Antônio da Lagoa Dourada com o português, cap. José Antônio da Silva. Foram pais de Elias Antonio da Silva Rezende casado duas vezes. Em primeiras núpcias com Ana de Jesus de Góes e Lara e em segundas núpcias com Ana Joaquina de Jesus. Do primeiro casamento vieram catorze filhos. A filha Joaquina de Rezende Branquinho (nome de casada) foi mulher do Capitão João Damasceno Gomes Branquinho.Moravam na fazenda da Boa Vista pertencente ao Município de Carmo da Cachoeira. Com idade avançada mudaram-se para a Fazenda de Monte Alto, em Franca, S.P., onde faleceram.
Próxima imagem:
Imagem anterior: Três Ilhoas e uma explicação necessária.
Comentários
- José Celestino de Rezende, em 1820 mudou-se para Dores da Boa Esperança, hoje Município de Boa Esperança e foi casado com Carlota Joaquina Vilela e, em segundas núpcias com dona Maria Ângela Lopes.
- Geraldo Saturnino, casado com dona Maria Ângela Gonçalves e mudaram para o Triângulo Mineiro. Não tiveram geração.
- Cândido Ribeiro de Rezende (ou Cândido Andrade Rezende), foi casado e residiu na região de São João del Rei.
- Antônio Abdenago de Rezende, casou-se em 1831 em Boa Esperança, com Purcina Cândida de Figueiredo (ou Purcina Ponciana), filha do alferes Antônio Alves de Figueiredo e de Cândida Nicésia Branquinho.
- Maria Francisca de Rezende casou-se na FAMÍLIA REIS E SILVA, com Rafael, na Fazenda do Couro do Cervo. José Guimarães esclarece que, por equívoco havia registrado o nome da esposa como Maria Francelina e pede para que o Francelina, seja considerado, FRANCISCA.
- Maria Esmênia (Emídia?)de Rezende que foi casada com Alexandre Gomes Branquinho. Residiram na FAZENDA DO TAQUARAL, no Distrito do Carmo da Cachoeira, então Município de Varginha.
- Severino Ribeiro de Rezende, casado com Inácia Constância da COSTA Junqueira, filha de JOAQUIM BERNARDES DA COSTA JUNQUEIRA. Enviuvando-se casou-se com sua sobrinha JACINTA PONCIANA DE REZENDE, filha de seu irmão, o capitão Antônio Abdenago de Rezende.
- João Ribeiro de Rezende, casado com dona Maria Jesuína Vilela.
José Guimarães fala de dona ANDREZA DIAS DE CARVALHO, filha de Jacob Dias de Carvalho, nat. da freguesia de São Tiago de Antães; termo de Monção, Comarca de Valença, Arcebispado de Braga, e de FRANCISCA PEREIRA DA SILVA, bat. 19-4-1705 em Taubaté, neta paterna de JOÃO DIAS, soldado, e de MADALENA PIRES, naturais da freguesia de São Tiago de Antães, e neta materna de MANUEL PEREIRA DA SILVA (Manoel), nat. de N. S. das Mercês da cidade de Lisboa, do Bairro Alto, por detrás da Capela-Mor da dita freguesia, e de JOANA DE AGUIRRE, natural e batizada na Matriz de São Paulo, (esta última, filha de PEDRO AIRES DE AGUIAR (creio ser Aguirre) e de Catarina Corrêa de Lemos.
Filhos de Maria Clara e Antônio:
- Pe. Valério dos Reis da Silva Rezende
- Severino Denunziano dos Reis (citado no testamento paterno como Severino Domenciano dos Reis) e casado com dona Iria Cândida de Andrade, filha de José Joaquim de Andrade e de Francisca Paula de Paiva, e residiram na Fazenda da Pitangueira, em São Vicente Ferrer.
- Padre Urbano dos Reis da Silva Rezende.
- Padre Antônio dos Reis da Silva Rezende.
- Manuel Felicíssimo da Silva Rezende, nascido da Capela de São Miguel de Cajuru, São João del Rei, habilitou-se em 1840 em Aiuruoca. Casou-se com MARIA ELÍDIA DE SOUZA MEIRELES, filha do sargento mor João de Souza Meireles e de Joaquina Evarista Vilela, neta paterna do capitão João de Souza Meireles, tronco da família Meireles) e de dona Maria Antônia de Jesus,, neta materna de Joaquim Manuel do Nascimento e de Severina Jacinta dos Reis.
- Prudente dos Reis da Silva Rezende (citado no testamento paterno como Prudente Amâncio dos Reis, casado com Mariana de Andrade. Residiram em Madre de Deus do Turvo.
- Quirino dos Reis Silva Rezende, nascido em São João del Rei e falecido na Fazenda da Cachoeira, em Madre de Deus do Turvo, onde residia, habilitou-se em 1836 em Aiuruoca e casou com Maria do Carmo Vilela de Andrade, filha única de José Joaquim de Andrade e Luciana Matildes Vilela.
- Francisco Belchior de Rezende, casado com sua sobrinha Maria Teobalda de Rezende, filha de José Teixeira da COSTA Guimarães e de Maria Teobalda de Rezende. Residiram na Fazenda de Pouso Real, município de São João del Rei.
- Maria Teobalda de Rezende, casou-se em 15-11-1824 no distrito de Onça, com José Teixeira da COSTA Guimarães, natural de Madre de Deus do Turvo, filho de Matias da COSTA Guimarães e de Maria Josefina Teixeira.
- Ana Paulina de Rezende em Aiuruoca, em 1828, com 16 anos, habilitou-se para casar com José de Souza Meireles, viúvo de Generosa Clementina Vilela, filho do Capitão João de Souza Meireles (nascido em Portugal) e de Maria Antônia de Jesus (n. São João del Rei), n.p. do Capitão José Garcia Duarte e de Ana Maria Duarte (a "Ana do Angaí")
- Josefa Maria de Rezende Reis, casada com Joaquim Leonel de Azevedo e Paiva, filho de Francisco Machado de Azevedo e de Prudenciana Ferreira de Paiva. Foram donos da Fazenda de Santa Bárbara, em Santa Ana do Sapucaí (hoje Silvianópolis).
Joaquim Leonel cursou a Faculdade de Direito de São Paulo até o terceiro ano, fez parte das forças revolucinárias no movimento de 1842, sendo já casado. Foi comandante de um regimento na Guerra do Paraguai, onde serviu durante mais de 2 anos.
- Cândida Clara dos Reis em 1841 estava casada com Francisco Pinto de Góis e Lara, citada nos testamentos paterno e materno, em 1859 (pesquisa Marta Amato).
- Geraldo dos Reis da Silva Rezende, já era falecido em 1859.
- Ana Feliciana de Rezende, nascida em 1781, casou-se em Prados (pesquisa de Marta Amato) com alferes Antônio Pereira Machado, natural de Congonhas do Campo, filho de Bartolomeu Machado Neto e Rosa Clara de Jesus. Ana Feliciana faleceu viúva em 1867, tendo residido no Brumado do Suassuí, e não deixaram filhos.
- Francisca de Paula Galdina de Rezende, citada por Arthur Rezende, como Francisca de Paula Ricardina, foi casada duas vezes. A primeira na FAMÍLIA REIS E SILVA, com Domingos, filho de Andreza Dias de Carvalho, com quem passou para Três Corações do Rio Verde, onde fundaram a FAZENDA DO BOM JARDIM. Segundas núpcias com o Comendador ANTÔNIO JUSTINIANO MONTEIRO DE QUEIRÓZ.
Com dona Francisca de Paula Galdina, uma grande parte de nossa história.
Seu e-mail não foi encontrado. O senhor se preferir pode enviar o material para tsbovaris@gmail.com
Obrigado.