... Deste casal provieram, entre outros, os filhos João Garcia e Antônio Garcia, que passaram posteriormente assinar Garcia Duarte, formando a base do grupo Garcia Duarte no Brasil, para onde se mudaram.¹
Sobre Antônio Garcia, sabemos que o mesmo foi batizado na Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, na Ilha do Faial, em 1 de janeiro de 1692, falecendo em Santana do Garambéu em 1 de maio de 1768. Foi o mesmo casado pela primeira vez (06.02.1719) com Maria Josefa de Santo Antônio (falecida em 19.01.1737) e, pela segunda vez, com Clara Maria de Jesus, deixando descendência de ambos os consórcios.
Não nos ocuparemos de maiores detalhes acerca do tronco Garcia Duarte em razão da pouca relação que tiveram seus descendentes na história de Januário Garcia, o Sete Orelhas, embora José Teixeira de Meirelles afirme erroneamente ser este filho de Antônio Garcia Duarte.²
Vale a pena a leitura da obra "Jurisdição dos capitães, A história de Januário Garcia Leal, o Sete Orelhas"³, é abrangente e enfoca de forma muito especial a região de estudo. O autor, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais e exerce titularidade de Promotoria em Minas Gerais.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: A família Moraes D'Antas no Sul de Minas.Artigo Anterior: Parte da genealogia cachoeirense.
2. MEIRELLES, José Teixeira de. A vida de Januário Garcia, o Sete Orelhas, p. 9.
3. Editora/BH Rua Aimorés, 612 - loja 1. Belo Horizonte - MG - CEP 30 140-070. tele-vendas: 0800-314633 - telefax (31) 3273-1684 - editora@delreyonline.com.br - Editora/SP delreysp@uol.com.br - Lojas/BH goitacases@delreyonline.com.br - contorno@delreyonline.com.br .
Comentários