Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai...
Comentários
Dona Zilah descende de um dos filhos de Gabriel e Basilissa, o Antonio Justiniano dos Reis. Antonio Justiniano, da Serra, foi pai de Gabriel nascido na Fazenda da Serra, em Carmo da Cachoeira, no ano de 1885, e morador na Fazenda da Capitinga (Capetinga) e casado com dona Mariana Teixeira Reis, em primeiras núpcias e com a mãe de dona Zilah, ANA REIS (NANINHA), em segundas núpcias.
Do mesmo Antonio Justiniano descende o José Roberto Reis, através de um irmão de Gabriel Justiniano, o Dr. João Batista Reis, pai de Dr. João Batista Reis, médico e fazendeiro, Fazenda Figueira, município de Varginha, nascido na Fazenda da Serra, em 11 de agosto de 1886. Foi casado com dona Mariana Paiva Reis (NANICA). Era neta do primeiro Prefeito da cidade de Varginha - Major Matheus Tavares, nascida na FAZENDA DO MATO DA ONÇA, Município de Varginha. Da filha Norma Aparecida Reis, nascida em 1928 na cidade de Três Pontas, casada com seu primo José Maria Reis (in memoriam), fazendeiro, Fazenda Bom Retiro, nasceu o nosso colaborador, José Roberto Reis, irmão de Antenor José Teixeira Reis, segundo a genealogia da FAMÍLIA REIS.
José Roberto, por favor, proceda os devidos acertos no caso de algum dado estar incorreto. Genealogia é um caso muito sério, não é?
Profunda gratidão por sua participação. Volte sempre.
- Bernardino José dos Reis, casado com sua prima Mariana Cândida de Figueiredo, filha do alferes Joaquim Alves de Figueiredo e de dona Inocência Alves de Figueiredo;
- José Justiniano dos Reis, falecido;
- Cândida Teodora de Figueiredo, casada com João Damasceno de Andrade;
- capitão Isaac Vilela dos Reis, casado com dona Ana Esméria de Lima, nascida em Batatais - São Paulo, filha do tenente coronel Manuel Antonio Pereira Lima e Ângela Teodora de Oliveira. Tiveram apenas um filho, João Vilela dos Reis, casado com sua prima Maria Teodora de Paula, nascida em Batatais - São Paulo, filha de João Damasceno Pereira e Maria Francelina de Paula;
- Manuel Justiniano dos Reis, casado com Ana Cesarina de Paula.
Documento encomendado pelo Projeto Partilha.
Transcrição - Edriana Aparecida Nolasco.
Tipo de documento - Sesmaria
Ano - 1797 Caixa - 23
Sesmeiro - José Justinano dos Reis
Local - São João del Rei
Fl.01
AUTO DE MEDIÇÃO DE UMA SESMARIA DE MEIA LÉGUA.
Data - 04 de outubro de 1797.
Local - Fazenda do Bom Sucesso. Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil. Termo da Vila de São João del Rei. Comarca do Rio das Mortes em casas de morada do sesmeiro na sua Fazenda do Bom Sucesso.
(continua)
AUTO DE MEDIÇÃO DE SESMARIA DE MEIA LÉGUA EM NOME DE JOSÉ JUSTINIANO DOS REIS, tio de Gabriel dos Reis e Silva, casado com dona Basiliça (Bazilissa).
Fl.03
CARTA DE SESMARIA
(...) por sua Petição José Justiniano dos Reis morador na Freguesia das Lavras do Funil. Termo da Vila de São João del Rei. Comarca do Rio das Mortes que na PARAGEM chamada BOM SUCESSO da mesma Freguesia se acham terras devolutas com pastos de matos e campos as quais confrontam com terras do tenente MANOEL DE SOUZA DINIZ (Dinis) ou sua mulher; com as de ANTÔNIO DOMINGUES DE CARVALHO; e com a sesmaria que foi de SIMÃO DA SILVA e com JOAQUIM JOSÉ DOS REIS e com o suplicante (...).
Fl.06
AUTO DE MEDIÇÃO E DEMARCAÇÃO
Data - 09 de outubro de 1797
Local - Fazenda do Bom Sucesso da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil. Termo da Vila de São João del Rei. Comarca do Rio das Mortes (...).
(...)foi eleito para o lugar do Pião um espigão de mato já em capoeira que morre em a serra ou sarrote (?) do Bom Sucesso digo, que morre em um corgo que vem da serra ou sarrote (?) do Bom Sucesso que desaguá no corgo assim denominado (...)
Seguindo pelo rumo do sudueste mediram noventa e três cordas que findaram no alta da dita serra do Bom Sucesso (...) onde meteram um marco de pedra (...) parte este rumo com terras da Fazenda do Tenente Manoel de Souza Dinis (...).
Seguindo pelo rumo do noroeste mediram trinta e seis cordas que findaram além do corgo do Arião no barranco dele, em um mato (...) onde meteram um marco de pedra (...) e parte este rumo com terras de ANTÔNIO DOMINGUES DE CARVALHO com o qual se fica dividindo pelo mesmo corgo do Arião em direita por um valo (.......) da já declarada serra (...).
Seguindo pelo rumo do nordeste mediram trinta e nove cordas que findaram na cabeceira de um capão de mato que verte ao sobredito corgo do Bom Sucesso e aí ao pé de uma barrocada puseram um marco de pedra (...) e parte este rumo com terras do sesmeiro (...)
Seguindo pelo rumo do sueste mediram trinta e duas cordas que atravessaram o dito corgo do Bom Sucesso e findaram em uma lançante de Catandubas ao pé da capoeira da pedra onde meteram um marco de pedra (resto danificado).
Obs. o sesmeiro tomou posse em 11 de outubro de 1797.
Cf.; São Sebastião da Ventania, hoje Alpinópolis - Windows Internet Explorer
"Ventania foi arraial pertencente ao termo da Vila de São Carlos do Jacuhy (Jacuí). Antiga Freguesia de São Sebastião da Ventania, está a cerca de 30 km de Passos".
Por volta de 1799 estavam por lá JANUÁRIO GARCIA LEAL, sua mulher MARIANA LOURENÇA DE OLIVEIRA, o pai de dona Anna Theodora de Figueiredo, além de outras pessoas. Em 1807, José Justiniano dos Reis e sua esposa fazem doação do SÍTIO VENTANIA para a formação do Patrimônio.
"Januário Garcia Leal, de acordo com o que conseguimos apurar, era homem possuidor de vários bens e, ao que tudo indica, tirava da agricultura, pecuária e também da extração aurífera o sustento de sua família.
Januário foi proprietário da expressiva FAZENDA VENTANIA, então pertencente à Freguesia de Jacuí. Parece-nos que ele recebeu tal propriedade como herança de seu pai PEDRO GARCIA LEAL, abastado fazendeiro naquela região.
Em 1806, mais de três anos após o início da vingança levada a efeito por JANUÁRIO GARCIA LEAL, Dona Mariana Lourença de Oliveira deu a FAZENDA VENTANIA em pagamento de uma dívida contraída por seu marido (certamente para financiar sua fuga) com o Alferes José Justiniano dos Reis e o Capitão José Alves de Figueiredo. O interessante documento de dação em pagamento, que transcrevemos em seguida, esclarece que o próprio Januário que determinou o pagamento da dívida por ele contraída, mesmo que para tanto fosse necessário vender as suas propriedades, o que evidencia o caráter de honestidade do até pouco tempo pacato fazendeiro".
clomid