Dona Maria Ângela da Cruz, casada com o alferes João Luís Gonçalves é sobrinha de Ângela de Moraes Ribeiro, mãe de José Joaquim Gomes Branquinho, da fazenda da Boa Vista, distrito do Município de Lavras.
Maria Ângela da Cruz e João Luís deixaram muitos descendentes nesta região. É o caso de dona Ana Luiza Gonçalves (1833), a qual encontramos várias várias vezes citadas na Capela de São Bento do Campo Belo, e com o registro de 2 casamentos: o primeiro com Antônio Joaquim Alves e o segundo com Tomé Francisco de Lemos.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: Os Rates e sua ligação com a mineira Cabo Verde.Artigo Anterior: Personagens de Pitangui, um reduto paulista.
Comentários
JOÃO CARLOS DA SILVA LOPES. Aparece como louvado no Inventário de Prudêncio Gomes Martins, casado com dona Ana Antonia da Assunção, falecida em 1814 e que em estado de viúva casou-se com Anastácio Mendes dos Santos, tutor de seu filho Lino. Lino, aparece no inventário como "herdeiro da falecida FRANCISCA GOMES DA ROCHA, por cabeça de seu pai, PRUDÊNCIO acima citado.
Sobre dona FRANCISCA não temos notícia ainda, mas THOMAZELLI cita, P.83 de sua obra, "As Famílias de Nossas Famílias", INÁCIO GOMES DA ROCHA, casado em São Francisco de Assis do Onça com dona JOANA MARIA DA CONCEIÇÃO.
Diz Thomazelli que INÁCIO GOMES DA ROCHA era irmão de:
TERESA GOMES DA ROCHA, casada com JOÃO GONÇALVES, irmã de CATARINA DE SÃO JOSÉ (CATARINA CÂNDIDA DE SÃO JOSÉ). Em, Família Ferreira Brito - Windows Internet Explorer, falando da Descendência de Joaquim Ferreira Brito, um personagem da história de Leopoldina (Cf. http://www.cantoni.pro.br/...), aparece a personagem, JOANA MARIA DE MACEDO (filha de José Rabelo Macedo e Maria de Carvalho Duarte, sendo por esta neta de Caetano de Carvalho Duarte e Catarina Cândida de São José). Joana foi casada com JOAQUIM FERRERIA DE BRITO, de Leopoldina.
Joana era irmã, entre outros, de FRANCISCO RABELO, nascido em São João del Rei e casado com dona Maria Antonia de Jesus a 16 de novembro de 1789 em Três Pontas, Minas Gerais.
ANA MARIA DUARTE, falecida em Baependi, em 9 de março de 1826, foi casada com José Garcia Duarte e era tia de JOANA (irmã de sua mãe - Maria de Carvalho Duarte).
O avô de Joana foi Caetano de Carvalho Duarte, português de Silvares e casado com Catarina Cândida de São José, e que THOMAZELLI diz, p.83, CATARINA DE SÃO JOSÉ.
Segundo a genealogia de Joaquim Ferreira de Brito, foram irmão de Catarina:
- João Gonçalves da Fonseca, casado com TERESA GOMES DA ROCHA e
- NARUA TERESA DE JESUS (Tereza), casada com Inácio Franco e em segundas núpcias com Bento Rabelo de Carvalho.
A FRANCISCA GOMES DA ROCHA, avó de Lino, e que deixou herança para ele, conforme consta no Inventário de seu pai, PRUDÊNCIO GOMES MARTINS, ainda está sem ligação com as citações por THOMAZELLI e CANTONI. No entanto, foi escolhido como louvado no referido inventário JOÃO CARLOS DA SILVA LOPES, com ligações com dona MARIA DA SILVA PEREIRA, casada com FRANCISCO DE OLIVEIRA GALANTE.
Cf.- Os Valins de Piedade, Pico, Açores em :
archiver.rootsweb.ancestry.com/th/read/AZORES/1999 ...
- Elo da história demográfica de Minas Gerais: reconstituição.
Cf. - www.cedeplar.ufmg.br/demografia/dissertacoes/ ...
Ele teve duas filhas casadas na FAMÍLIA TERRA; uma, na FAMÍLIA BORGES DA COSTA; e uma, na FAMÍLIA SOUZA MELLO.
Em seu Inventário lê-se, no auto de prestação de contas, no ano de 1820, o seguinte:
- órfãos são moradores na Aplicação de São Bento do Campo Belo, João com 22 anos, solteiro. Manoel faleceu a mais de um ano andando no caminho do Rio de Janeiro (...)
ANA DA SILVA MORAIS (MORAES)
Inventário encomendado pelo Projeto Partilha. Transcrição - Edriana Aparecida Nolasco.
Ano - 1787.
Inventariante - Antonio Ribeiro
Local - São João del Rei
Fl.01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de ANA DA SILVA DE MORAIS (Moraes) de quem é inventariante seu marido Antonio Ribeiro.
Data - 08 de setembro de 1787
Local - Paragem chamada o Rio Forte. Aplicação de São Thomé da Serra das Letras da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei. Minas e Comarca do Rio das Mortes em casa de morada de Antônio Ribeiro, viúvo.
Fl.03
DECLARAÇÃO
Declarou o dito Inventariante que a sua mulher ANA DA SILVA DE MORAIS havia falecido há mais de sete anos e que não sabe o dia nem mês em que a mesma faleceu, sem testamento (...)
Fl.03 verso
FILHOS
01 - João Ribeiro, de idade de dezoito anos.
02 - Ana, de idade de dezeseis anos
03 - Fidélia, de idade de quinze anos
04 - Margarida, de idade de treze anos
05 - Ignácia, de idade de doze anos
06 - Manoel, de idade de onze anos.
Fl.05
BENS
- 02 enxadas em bom uso; 03 machados; 01 enxada pequena; 05 foices; 04 machados; 01 cavadeira; 02 rodas de fiar; 01 balança de pesar ouro;
ESCRAVOS - 04
ANIMAIS - 03 cavalos; 10 bois de carro; 130 vacas; 50 porcos de terreiro; 60 porcos de terreiro;
Fl.08v
BENS DE RAIZ
Uma Fazenda de cultura sita nesta Paragem chamada Ribeirão Forte da Aplicação de São Thomé da Serra das Letras da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei Minas e Comarca do Rio das Mortes a qual se compõe de uma casa de vivenda em que vive e assiste o viúvo cobertas de capim com seu paiol e seu monjolo tudo coberto do mesmo com suas senzalas e outras casas tudo coberto do mesmo com o seu pomar o qual se compõe de algumas árvores de espinhos e algumas bananeiras com seus matos virgens e suas capoeiras e seus campos de criar e seus logradouros que de uma banda parte com a Fazenda de cultura do capitão JOSÉ BERNARDES e da outra banda parte mais coma a Fazenda de cultura de JOSÉ DE SOUZA FURTADO e da outra banda parte mais com a fazenda de cultura do senhor São Thomé e da outra parte com a Serra das Letras 1:600:000
Fl.09
DÍVIDAS ATIVAS
- Ignácio José Dias 24$000
- João Francisco 16$800
- José de Souza Furtado 9$900
Manoel Luís dos Santos 10$500
- Joaquim dos Santos 7$200
- Paulo Francisco Mafra 104$000
Fl.10v
DÍVIDAS PASSIVAS
- a viúva do falecido Antônio Moreira Ribeiro 190$000
- José da Silva Braga 86$000
Francisco Gonçalves Lage 75$000
- Sargento Mor Gaudenio(?) Fundenio(?) Castro 26$400
- Joaquim Ferreira da Rocha 65$400
- capitão Manoel Leite 26$400
- capitão Antonio Barreira Pereira
50$000
- Antonio Dias de Oliveira 9$000
- Manoel Eugênio 4$800
- Manoel Lopes 2$400
MONTE MOR - 2:672$050
Fl.37
Certifico que no Livro de Casamentos que ainda serve a folha 132 achei o Assento do teor seguinte:
Aos vinte e sete de novembro de mil setecentos e oitenta e oito procedendo as três admoestações canônicas na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição do Bispado com provisão do (Fl.37v) ordinário e de minha licença na ERMIDA DE SÃO BENTO DO CAMPO BELO, filial desta Matriz o Reverendo FAUSTINO DA ROCHA SILVA assistiu ao Sacramento do Matrimônio que por palavras de presente e mútuo consentimento celebraram JOÃO DIAS LEITE, filho legítimo de LOURENÇO DIAS PORTEL e de ANA MARIA LEITE, natural e batizado na Freguesia de Baependi e Ana Ribeira de Morais (Ribeiro de Morais), filha legítima de ANTONIO RIBEIRO e ANA DA SILVA DE MORAES natural e batizada nesta Freguesia das Lavras do Funil e nela moradora e lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano sendo testemunhas JORÔNIMO FRANCISCO SILVA e MARIA DA SILVA FREIRE. De que fiz este assento.
Fl.40 PROCURAÇÃO
Procuradores nomeados:
- João Evangelista de Faria Lobato
- João Antonio Ferreira da Costa
- João Felisberto Gomes do Couto
- Luís Antonio da Silva Rodarte
- Francisco Soares da Graça
- Capitão Antônio Gonçalves de Figueiredo
DATA - 17 de abril de 1793
Local - Vila de São João del Rei
Que faz - o viúvo ANTONIO RIBEIRO.
O comentário anterior foi postado pelo PROJETO PARTILHO, e não como constou.
Ana Ribeira de Morais?
Ana Ribeiro de Moraes?
Ana Ribeira de Morais?
Ana Ribeiro de Morais?
casada com JOÃO DIAS LEITE,
filha de ANA DA SILVA MORAIS (Moraes) e ANTONIO RIBEIRO.
Qual a ligação desta família com dona Ângela Ribeira de Moraes (Ribeiro de Morais?, mãe de JOSÉ JOAQUIM GOMES BRANQUINHO do Distrito da Boa Vista, do município de Lavras do Funil?
Cf. Projeto Compartilhar:
O PAI,
José da Silva Braga, casado com Maria Umbelina de São José - Windows Internet Explorer
O FILHO,
José da Silva Braga, casado duas vezes. A primeira com dona Francisca Iria de São José e a segunda com dona MARIA JUSTINA DO NASCIMENTO.
CONFERIR: PROJETO COMPARTILHAR
Dr. Antonio Vidal - Windows Internet Explorer.
MARIA DA SILVA PEREIRA é irmão de MADALENA FRANCISCA DE JESUS.
Tendo como testemunhas JOÃO PEREIRA DE CARVALHO e DIOGO GARCIA, casou-se em 09.11.1740, SIMÃO DA SILVA TEIXEIRA com CAETANA FRANCISCA DE JESUS. A cerimônia aconteceu na Capela de São Miguel do Cajuru (atual Arcângelo), filial de São João del-Rei. CAETANA era filha natural de João Pereira de Carvalho e de JOANA BENGUELA (escrava do Capitão João Lourenço Ramalhoza).
Dona MADALENA FRANCISCA DE JESUS, casou-se em 23 de novembro de 1779 na Ermida de São Bento do Campo Belo, segundo registro no Livro n.2 de Casamentos de Carrancas, 1751-1780, às fls.121. Casou-se com JOAQUIM PEREIRA DE MACEDO, natural da freguesia de Guarapiranga, filho de João Pereira e de Joana de Brito.
Dados cedidos pelo genealogista ROBERTO VASCONCELOS MARTINS. Este seu estudo enfoca a FAMÍLIA SILVA TEIXEIRA, e apresenta a ÁRVORE DE COSTADO DE MIGUEL DA SILVA TEIXEIRA.
Cf. http://www.imaculada.org/memorias/ ...
"Para testamenteiros desta minha última vontade primeiramente minha dita mulher dona JULIANA DE SOUZA SOARES e a meu compadre MARCOS DE SOUZA MAGALHÃES e THOMÁS MENDES (...)";
"Deixo a minha cunhada MARIANA DE ALMEIDA E SILVA, filha do defunto coronel MARCOS DE SOUZA MAGALHÃES (...)";
"Roguei ao Ajudante João Correa Rebello Vieira que este por mim escrevesse (...). Vila de São João del Rei, 12 de junho de 1785. AANTONIO MOREIRA RIBEIRO.
Inventário: Antonio Moreira Ribeiro
Inventariante - Juliana de Souza Soares.
Ano 1786 Caixa 213.
Transcrição - Edriana Aparecida Nolasco.
Cf. ANTONIO MOREIRA RIBEIRO - Windows Internet Explorer
PROJETO COMPARTILHAR
"Ilumine Deus a minha razão e a Graça do Espírito Santo esclareça o meu entendimento para que se na discreta e catolicamente instrua este expressivo de minha última vontade debaixo da proteção da luz divina".
Tipo de documento - TESTAMENTO
Transcrição - Edriana Aparecida Nolasco.
Ano - 1815 Caixa - 139.
Abertura do testamento pelo Pe. José Custódio Dias, em Fazenda do Mato Dentro, 15 de dezembro de 1809.
Dona Mariana Josefa de Souza, filha de JOANA MARIA DE LIMA e João Moreira de Souza. Foi casada com Francisco de Amorim.
Cf, Mariana Josefa de Souza - Windows Internet Explorer.
PROJETO COMPARTILHAR.