O Neca, é Manoel Ferreira Dias, cidadão cachoeirense envolvido com os assuntos culturais. Fez parte do CD comemorativo do Sesquicentenário da Freguesia. Entrou com o assobio, que, ao passar, alegra as ruas da cidade. Jovem senhor, casado com a funcionária pública Selma, esbanja conhecimento sobre o passado da região. O pessoal lhe pergunta: "Como você guarda tanta informação sobre coisas do passado?" Ele responde: "Presto atenção em tudo, e vou sempre conversando, perguntando e registrando na memória. Isto se chama interesse".
No fim de tarde, num dos dias desta semana, lá estava ele, em pé, na Praça do Carmo, trocando lembranças e recordações. O diálogo era com Ninita e Ziquinha (Alvarenga/Sant'Ana). Assunto: fazenda Chamusca, terra que serviu de berço para o Neca. Seus ancestrais vieram da fazenda Pinheirinhos, lá dos lados de Ingaí.
Comentários
A Fazenda PINHEIRINHO, fica no lado oposto a Fazenda dos Pinheiros, tendo como referência o Rio Ingaí. A FAZENDA PINHEIRINHO (dos ascendentes do NECA), fica bem próxima a Ingahy Velho; a Fazenda do Miranda; ao Morro e a Fazenda do Carvalho e entre a Serra do Campestre e a Serra Pedra Branca. Existia um caminho bem conhecido nos velhos tempos que, vindo da Serra das Três Pontas, seguia em direção a Fazenda da Barra, chegando a Luminárias.
em seu percurso, entre a Fazenda do Quilombo e o Ribeirão/Fazenda da Vargem Grande(com início no Ribeirão Pirapetinga), existia um desvio. Ele fazia a ligação ao caminho que, vindo da Serra do Campestre, passava pela Fazenda PINHEIRINHO e INGAHY VELHO, seguindo até Luminárias. Assim, Serra das Três Pontas e Fazenda PINHEIRINHO se interligavam, passando pela FAZENDA DA BARRA.