Padre Bernardo Scharfenstein nasceu na Alemanha, na cidade de Lorscheid, em 04/02/2008. Era filho de Elizabeth e Albert Scharfenstein.
Viveu a maior parte de sua vida no Brasil, inclusive seus estudos e sua Ordenação Sacerdotal foram realizados aqui, trabalhou em várias paróquias e na cidade de Carvalhos ficou de 30/09/1987 a 07/01/1997. Construiu e mobilizou a Casa e o Salão Paroquial, reformou a Igreja Matriz, a igrejinha e a Praça da Matiz. Deixou para a comunidade dois carros, um Gol e uma Kombi; não economizava em materiais para a evangelização, como Bíblias, livretos, TVs, vídeos e sonorização. Sempre contava com a ajuda financeira da Alemanha para tais obras.
Pe. Bernardo deixou uma marca espiritual bem forte. Foi ele que começou a rezar missas nas ruas e casas. Apesar de seu temperamento forte, conhecia a todos os católicos e não católicos pelos seus nomes e sabia a qual comunidade pertencia. Em relação aos Sacramentos, não fazia distinção: para ele a Lei de Deus sempre foi igual para todos.
Valorizava muito as comunidades rurais e deixou grandes amizades. Implantou o Dízimo e nomeou Ministros Extraordinários da Eucaristia para várias capelas.
Pe. Bernardo sentia Carvalhos como sua casa; prova disso é que se sentava e comia em qualquer residência como se fosse a sua. E mesmo sendo uma comunidade simples e pobre, de pouca participação nos atos religiosos, ele nunca desprezou a Paróquia de Carvalhos; sempre tratando a todos com muito carinho.
Que ele descase em paz e que Deus o recompense por tudo o que fez, principalmente por ter deixado sua terra natal, seus familiares e vir nos evangelizar, realizando o trabalho de um verdadeiro e grande missionário. A recordação que nos ficou é a de uma pessoa generosa e amiga. Padre Bernardo estará sempre, na lembrança de todos aqueles que tiveram a chance de conviver com ele.
Obrigada, Padre Bernardo, por tudo e para sempre, em nome da nossa comunidade.
Comentários