Falar em fazenda Itamaraty é se lembrar da fazenda Saquarema. Fazendas vizinhas e onde moravam duas irmãs da família Teixeira. Na fazenda Itamaraty pertencia ao casal Basilicia Teixeira (Basiliça Teixeira), casada que foi com Astolpho Rezende (Astolpho Resende).
Como referencial podemos nos posicionar em frente a Igreja Matriz, junto a rua Dom Inocêncio. Seguindo sentido Ribeirão da Chácara, vê-se a primeira entrada da freguesia do Carmo da Cachoeira. Através dele chega-se a fazenda Saquarema. Do mesmo ponto, seguindo à esquerda, distante, mais ou menos um quilômetro, o Corredor do Nenzico, que, passando pelos Gouvêa/Junqueiras chegava-se a fazenda do Itamaraty Teixeira/Rezende. Há outras ligações, por picadas e estradas de terra entre elas. Fica além do bloco de trás do morro. Por essas imediações fica também a casa de José da Costa Moraes, casado com dona Maria da Penha (Maria da Pena), no século XVIII.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: Carmo da Cachoeira - Livro de Batismo de 1867. Artigo Anterior: Distritos, fazendas, ermidas e patrimônios.
Comentários