O símbolo da Cruz, representada pela de Caravaca1. Ainda no ano de 2007, presente na porta da casa, de nosso querido casal Gentil Naves² e Ana de Figueiredo Naves, aos pés da Serra da Bocayuva, na região das Abelhas. A cruz também está presente nas portas de entrada e de saída, da casa sede da fazenda Saquarema, e esteve na casa sede da fazenda Ponte Falsa. Assim, contam parte de nossa história.
Na fazenda da Serra, outro marco de nossa cidade. Foi lá que pela primeira vez aparece o registro com o nome Ermida de Nossa Senhora do Carmo. Na fazenda Saquarema, a Cruz de Caravaca e Nossa Senhora do Carmo, dois símbolos religiosos de grande poder. Presentes entre nós, têm irradiado através dos anos, a idéia de transcendência.
Os dois símbolos que são: a Mãe do Criador, através de Nossa Senhora do Carmo, fonte de puro amor universal e a Cruz de Caravaca, representação da redenção e a transcendência.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próximo artigo: O ramo presbiteriano dos Gouvêa.
Artigo anterior: Distritos, fazendas, ermidas e patrimônios.
1 . Cruz de Caravaca – por sua forma denota origem oriental, conta a tradição que originalmente possuía uma relíquia da Santa Cruz, assim sendo era uma Vera Cruz. Teria sido trazida originalmente por anjos e ajudado na conversão do príncipe mouro Ibn Hud pelo Padre Gines Pers Chirinos, em 02 de maio de 1232, no Castelo de Alcázar . Grandes santos tinham devoção por esta cruz. Foi trazida por Martim Afonso de Souza ao Brasil, e seus principais divulgadores foram os jesuítas.
2. Hoje o senhor Gentil Naves está com 94 anos e completamente lúcido. Em nossa visita a Fazenda do Paiol das Abelhas, acompanhados do Sr. Célio Brasiliense Naves (páreo duro para o Neca - ambos são fortes em conhecimento sobre nossas origens), o senhor Gentil esbanjava força e energia.
Comentários
O Projeto Partilha deixa aqui registrado, portanto, o resultado da pesquisa de nosso atento colaborador. Somando-se ao registro do dado, aproveitamos também para manifestar nossa gratidão.