A Escola Wanderley Ferreira de Rezende colocou um desafio aos alunos: sair a busca de dados e informações sobre aqueles que, de alguma forma forma colaboraram para implantação desta unidade de ensino na Cidade de Carmo da Cachoeira.
A aluna Maria Amélia da Paixão Oliveira e seu amigo de equipe saíram em busca de dados e estavam com muitas anotações. Entre os batalhadores para esta implantação estava o Cônego Manoel Francisco Maciel, Pároco da Matriz de Nossa Senhora do Carmo, de 9 de maio de 1944 ao ano de 1965. Com entrevista marcada, e a caminho da casa de Tereza Maciel Nascimento, sobrinha do referido Cônego, encontram um integrante do Projeto Partilha e não perderam tempo. Foram logo perguntando se o Projeto Partilha tinha alguma informação, além das já publicadas em carmodacachoeira.blogspot.comO combinado foi lhes passar alguns dados, que viriam se somar aos já publicados. Assim publicaremos hoje algo mais sobre a vida deste sacerdote.
Comentários
pois achamos que os mais novos
tem que continuar os belos passos
do nosso povo sem deixar nada pra atrás.
Em tempo: siga as notícias da página de amanhã. Rogério Vilela postou hoje para TS Bovaris, 3 fotos:
*duas muito especiais, e foram enviadas ao Projeto Partilha pelo médico cachoeirense, Dr. José Vilela Brettas, um dos grandes batalhadores na formação da comissão que iria garantir a presença de um Educandário aqui, que, posteriormente, se transformou na Escola que você estuda. Por acaso você já chegou a estudar sobre a Associação Santa Terezinha? Em minhas conversas com Dr. Brettas, ele contava o quanto lutou para que ela se concretizasse. Converse com a professora Beatriz, diretora daí, Irá se surpreender. Descobrirá atrás da administradora que conhece, uma profissional voltada para os assuntos culturais. Você já a entrevistou? Ela tem um estudo feito nessa linha, sabia? Tente e verá.
* a outra, foi enviada pela Família Maciel. Nela você irá ver o Cônego Manoel Francisco Maciel, quando ainda era Padre, e bem mocinho. Está junto de seus pais e irmãos.
Justo Domingos Maciel e Izabelforam pais, entre outros de João Domingues Maciel, que se casou com Rita Joaquina de Jesus, filha de Francisco Inacio de Souza Melo e Maria Custódia de Seixas.
Os bisavós, do Conêgo Manoel, pela linha paterna, foram: Francisco Antonio Maciel e sua mulher Ana Martins Covas, pais de Manuel Francisco Maciel, nascido em 12.11.1849 e falecido em 30.04.1913. Manuel Francisco casou-se com Ana Silvéria de Jesus, filha de Joaquim Inácio Lopes e Anna Silvéria de Jesus, filha de Vicente Ferreira de Abreu e Maria Abreu e Castro