A proximando-se a época das eleições municipais, que se realizariam a 23 de novembro de 19471, somente os dois partidos maiores, a U.D.N. e o P.S.D. lançaram candidatos aos cargos eletivos municipais. A UDN apresentou como seu candidato a Prefeito o Dr. Joaquim Fernandes de Vilhena Reis e a Vice-Prefeito o farmacêutico Luiz Galvão Corrêa; o PSD indicou para Prefeito o Sr. Perci de Oliveira Vilela e ara Vice o Sr. Alaor Lima Reis.
Como se vê, ambos os candidatos a Prefeito eram moços honestos, inteligentes, capazes de realizarem uma boa administração e por isso mesmo merecedores da confiança e do apoio dos cachoeirenses.
A campanha em torno desses nomes foi muito dura, porém desenvolvida em termos elevados, sem ofensas, numa demonstração evidente de educação política e também da amizade que ligava os candidatos, ambos pertencentes à mesma e tradicional família do município.
Realizadas as eleições, saiu vitoriosa a U.D.N., elegendo Prefeito o Dr. Joaquim Fernandes de Vilhena Reis (1948) e Vice o Sr. Luiz Galvão Corrêa e ainda os vereadores: João Vilela Fialho, João Urbano de Figueiredo Rezende, Valerico Reis Meireles, Estácio de Sá Fonseca, Gentil Naves de Figueiredo e Tomé Moreira do Amaral. O P.S.D. elegeu apenas os vereadores João Reis Veiga Lima, Otaviano Souza Chagas e Dorval de Oliveira Vilela.
No dia 13 de dezembro de 1947 instalava-se festivamente a primeira Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, assumindo a sua presidência o Vereador João Vilela Fialho, secretariado pelo vereador João Urbano de Figueiredo Rezende; e a 3 de janeiro de 1948, com a presença de representações de vários municípios, tomavam posse o primeiro Prefeito e o primeiro Vice-Prefeito eleitos em sufrágio livre pelo povo cachoeirense.
Prof Wanderley Ferreira de Rezende
trecho do Livro: Carmo da Cachoeira: Origem e Desenvolvimento.
Próxima matéria: Acordo entre os candidatos garante resultado.
Matéria Anterior: Os partidos em meados do século XX.
Comentários