Por ocasião da festa promovida pela cidade de Carmo da Cachoeira e organizações religiosas, nas Bodas de Prata do Reverendo Cônego Manoel Francisco Maciel, por ter sido Vigário daquela cidade,durante vinte e um anos, sendo hoje, pároco do Baependy, esta compareceu às solenidades por meio de uma caravana recepcionada na residência da exma. Professora Dona Nadir Reis, a dona Naná, incansável colaboradora que foi do Reverendíssimo Cônego Manoel e que ofereceu à referida caravana um memorável banquete íntimo.
Versos de Ernesto Brasílio de Araújo da caravana Baependiana
Povo de trato fino,
desde o ancião ao menino,
pois são todos cativantes.
Ali não há falsidade,
esta filha da maldade,
que nos deixa estonteantes!
O ex-prefeito, Villela,
com sua voz tão singela,
cativa qualquer visitante.
Pois a todos dá atenção,
com esmeralda educação,
própria de homem elegante!
E o prefeito, Oliveira,
que faz do Carmo a pioneira,
do progresso em evolução,
traz em sua inteligência,
o sabor e a essência,
de homem de muita ação!
As senhoras formam a beleza,
daquela mimosa cidade.
E as crianças bem educadas,
como ninfas enamoradas,
só tem encanto e bondade!
Carmem da Cachoeira,
esbelta, bela e faceira,
toda enfeitada de flores.
O teu jardim aprimorado,
como um ninho encantado,
transborda hinos de amores!
Da praça da igreja, tão grande,
a nossa vista se expande,
através da serrania....
Ao longe, a linda floresta,
toda ela sempre em festa,
brincando com a ventania!
A matriz, com a cúpula doirada,
parece uma garça encantada,
osculando a imensidade...
E as pombas, ao céu voando,
nos lembra do sonho sonhando,
com saudade da saudade!
Terra de tantas flores,
com perfumes embriagadores,
enriquecendo o espaço...
Bendito aquele que diz,
quando se sente feliz:
como filho do teu regaço.
Tu és toda formosa,
qual semblante de uma rosa
com nobreza em seu perfil.
Comentários
Cônego Manoel.
De 28 de novembro de 1943 até hoje, passaram 25 anos.
E, para festejá-los, com júbilo e com carinho, aqui estamos reunidos. Fomos nós, os privilegiados que tivemos a sua assistência durante 21 anos.
A comemoração Jubilar desse Sacerdócio tão nobremente vivido é, sem dúvida, uma alegria completa, harmoniosa e digna, para todos os que o estimam.
De modo especial, para Carmo da Cachoeira e mais ainda para nós as suas crianças.
Cônego Manoel, são muitos os benefícios com que a criança cachoeirense foi agraciada por V. Rvma., mas vou apenas dizer que, o seu laborioso apostolado com a infância aquí, foi dos mais úteis e jamais será esquecido.
Em Carmo da Cachoeira não existe uma criança sequer, que não tenha uma palavra de saudade, de gratidão e de elogio ao Cônego Manoel.
A sua energia, aliada à bondade, tem o dom de cativar e dominar os corações. A grandeza de sua alma se derrama em caridade a todos os que necessitam de uma palvra de estímulo, de conselho e de orientação.
Percebemos sempre o seu esforço na parte espiritual, bem como o seu interesse pela nossa formação, instrução e educação.
Cônego Manoel, por todos os sacrifícios e por tudo o que o senhor fêz por nós, durante o seu trabalho pastoral aqui, com a alma de joelhos, lhe trazemos o nosso sincero reconhecimento.
Apresentamo-lhe um humilde presentinho, lembrança das crianças cachoeirenses, rogamos suas preciosas bençãos.
Estendemos nossa homenagem aos Rvmos. Padres Edgard e Godinho, nossos conterrâneos, a quem muito consideramos. Ao D.D. Bispo Diocesano, D. Othon Motta, nosso prezado pastor, aos colegas e amigos homenageados e a todos os visitantes o nosso muito obrigado..
Disse.
A saudação de boas vindas, em nome do povo, foi feita pelo Sr. Dr. João Octaviano Veiga Lima. Ele aqui está para cumprimentá-lo. E em nome das crianças do Grupo Escolar e das crianças em geral, uma menina de nove anos de idade, disse-lhe umas singelas palavras de saudação. O Grupo Escolar "Pedro Mestre" lhe prestaará uma singela e sincera homenagem, apresentando o número "Chapeuzinho Vermelho".
Após a posse que lhe foi conferida pelo Rvmo. Pe. Irineu Bertoldo Decher S. C. J., houve a assinatura da ata pelos senhores João Otaviano Veiga Lima, Pedro Ferreira Pinto, Aminthas de Oliveira Villela, Valerico dos Reis Meirelles, Gabriel Justiniano dos Reis, José Bressane Santana".