Os noivos que aparecem na foto tirada na cidade de Aparecida do Norte em São Paulo pelo Photo J. Salomão são: dona Janny Villela, irmão do sr. Percy de Oliveira Villela e de dona Zilah, citado entre os comentários de ontem e postado por Dyrce, filha do casal. Jany, solteira casa-se com o viúvo Pedro Ferreira Pinto, cuja profissão era a de vendedor.
Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt...
Comentários
1859 é batizado na freguesia de Carmo da Cachoeira a Manoel, filho de Joaquim Baptista Carneiro e Antonia Maria de Ramos. Padrinhos: Sirino da Costa Ramos e Maria Jacintha de Jesus. Assina o Pe. Joaquim Antonio de Rezende".
Num casamento ocorrido na mesma freguesia em 18/06/1864 aparece o casamento de RAFAEL RODRIGUES DA SILVA, tendo como testemunhas JOÃO ALVES DE GOUVEIA, o BARÃO DE LAVRAS e JOAQUIM F. XAVIER e a seguinte referêancia, FELICIANO MARQUES DE ABREU, pai de MARIA JACIANTA DE JESUS
Francisco, escravo de Manoel da Costa Silva .................7$620;
João da Matta Barbosa........1$300;
Antonio Valentim de Aguiar...3$140;
Camarada de José da Costa....3$280;
José Cardoso da Silva.......12$220;
Leopoldina, da defunta Iria..1$440;
Zefferino José de Carvalho...1$440;
José Ferreira...............20$340;
Joaquim Gonçalves Pimentel...8$320;
Maximiano, da Biana..........1$800
Joaquim Mariano..............4$820;
Manoel Mestre................2$700;
Outros citados sem discriminação de quantias: Ventura, escravo de Luiz de Paula; Geraldo, escravo de Joaquim José Pereira; José Valério; Fermiano; Claro dos Santos; Joaquim, genro do Sr. Joã Cotta; José Carvalho; João da Silva Martins; Francisco da Costa Ramos; José Felippe; Nasciro, agregado da Chamusca; Antonio Valentin Aguiar - Cardozo. Florenciano José Alves - Cardozo; Jeronimo da Silva - Cardoso; Maxiana Valentina; Thomé Pinto Ribeiro; José Albino; Fraancisco de Paula Chagas; Luis de Paula Vasconcellos; Firmino Viana; Francelino Furtado; Antonio da Costa Silva. Credores deste inventário Tristão Bernardes Pinto; Florenço Alves Baptista; José Celestino Terra; José Fernandes Avelino; João Alves de Gouveia; Antonio Rodrigues Dias; Jeronymo Ferreira Pinto Vieira; Antonio Dias Pereira de Oliveira; Manoel Antonio Teixeira. Dívida de Manoel Francisco Xavier Sobrinho e José Cardoso da Silva, assina em 30/05/1849, Três Corações.
Segue documento anexo: A Joaquim Gabriel Pimentel. De ajustes de contas que fizemos a 5 de abril de 1861, 180$840. Fica pertencendo de hoje para sempre a conta acima de 180$840 a meu Mano Tristão Bernardes Pinto por transação que fizemos 1 de abril de 1863. Em 1860. Dinheiro que dei a Manoel Januário`Pinheiro. Assina o Tristão. Credor do Rio Verde, senhor José Cardoso da Silva". A avaliação dos bens foi feita por MANOEL ANTONIO TEIXEIRA, João Alves de Gouveia e José Fernandes Avelino.
O Fogão a lenha onde contavamos piadas até altas horas,sem luz na casa!!!e foram muitas aventuras vividas e aproveitadas naquela fazenda.Infelismente tudo passa mas nossas lembranças serão sempre eternas e agradecidas a eles dois que com muito amor cudavam de toda a sobrinhada.
A Timina foi casada com Agenor Rezende Naves e sua segunda esposa Aurea,quem ficou com a casa.Esta casa foi comprada do seu padrinho Geronimo que era Português.
Hoje moro em BH, cercada de cimento e saudade.
Vilminha