Tabela 10 - de 1800 até o Reino Unido - 1815 - Elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves - 1815 ü 30/Jan – capitão Manuel de Jesus Pereira foi nomeado comandante da Cia. de Ordenanças da ermida de Campo Lindo; e ü instalada a vila de Jacuí . 1816 1816-1826 – Reinado de Dom João VI – após a Independência em 1822, D. João VI assumiu a qualidade e dignidade de imperador titular do Brasil de jure , abdicando simultaneamente dessa coroa para seu filho Dom Pedro I . ü Miguel Antônio Rates disse que pretendia se mudar para a paragem do Mandu . 1817 17/Dez – Antônio Dias de Gouveia deixou viúva Ana Teresa de Jesus . A família foi convocada por peritos para a divisão dos bens, feita e assinada na paragem da Ponte Falsa . 1818 ü Fazendeiros sul-mineiros requereram a licença para implementação da “ Estrada do Picu ”, atravessando a serra da Mantiqueira e encontrando-se com a que vinha da Província de São Paulo pelo vale do Paraíba em direção ao Rio de Janeiro, na alt
A história e a cultura da cidade de Carmo da Cachoeira neste trabalho realizado sob os auspícios de Nossa Senhora do Carmo.
Comentários
Em 27/02/1860, na freguesia do Carmo da Cachoeira, Termo da Villa de Lavras e Comarca do Rio Verde, o escrivão do termo de BEM VIVER MANOEL ANTONIO DE MELLO (...). Pessoas envolvidas e que assinam o termo:JOSÉ CUSTÓDIO PEREIRA, FRANCISCO EGNÁCIO DE SOUZA, AURELIANO JOSÉ MENDES.
Existe um livro fornecido pela Camara Municipal que serviu para registro das assinaturas dos eleitores da freguesia do Carmo da Cachoeira. Em 31 de outubro de 1881, concorreram: Antonio Dias Pereira de Oliveira; João Urbano de Figueiredo e José Balbino dos Reis. Termo de encerramento.Aos trinta e hum de outubro de 1881, nesta freguesia do Carmo da Cachoeira do Municipio da cidade de Lavras, em Igreja Matriz, concluida a chamada unificava a Meza eleitoral (...) neste edifício designado pelo Governo/reunido o Juiz de Paz lotado.Obs: Um livro fora dos padrões convencionais. Não contem assinaturas, só estas referências.
Em 30/03/1855, o capitão José Esteves de Andrade Botelho, substituto do Juiz Municipal desta Vila de Lavras,acusa no Destrito da Boa Vista duas pessoas. A petição "que se acha dispachada pello subdelegado desta Destricto ANTONIO SEVERIANO DE GOUVÊA convoca os peritos: DOMINGOS DA COSTA RAMOS e JOSÉ FERNANDES AVELINO.Testemunhas: LUIZ FRANCISCO PEREIRA, solteiro, natural e morador da freguezia da Varginha que vive da lavoura, testemunha jurada aos Santos Evangelhos em hum livro delles em que faz sua mão direita, cargo que lhe foi encarregado que dirá a verdade". Vindo da FAZENDA DO BOM JARDIM. No caso foram intimadas duas pessoas, ANNA FRANCISCA DE JESUS, casada com DOMINGOS FRANCISCO XAVIER e Maria, mulher de JOSÉ FILIPE( da estrada que segue da Varginha para Boa Vista). Outros citados: Cerino da Costa Ramos (Cyryno), Joaquim da Costa Ramos e Jeronymo da Silva.
Em 16/02/1865, diz GABRIEL RODRIGUES DA SILVA(ROIZ) junto das testemunhas: FRANCISCO BAPTISTA CARNEIRO (natural desta freguesia), DOMINGOS JOSÉ DE OLIVEIRA e SIVÉRIO JOSÉ DE OLIVEIRA. Outros nomes: JOSÉ FELICIANO DE ASSIS, Silvério Antonio de Assis, que assina arrogo de Ciryno da Costa Ramos, José Joaquim Alves, Jeronymo da Silva (natural de Bom Sucesso, morador nesta freguesia), diz ser primo de Gabriel Rodrigues da Costa. Antonio José de Souza Arantes assina arrogo de Jeronymo. Como outras das testemunhas: Silvério José de Oliveira, natural desta freguesia, com 39 anos; FLORENCIANO JOSÉ ALVES, natural desta freguesia; DOMINGOS JOSÉ DE OLIVEIRA, nat. desta freguesia, com 43 anos. Joaquim Pedro da Silva aparece assinando arrogo.José Felizardo de Assis e José Joaquim Alves.
Em 13/05/1865, nesta freguesia do Carmo da Cachoeira em casa de Paulo Francisco Mafra foi entregue petição. Nomes presentes: Antonia De Tal, Thomé Bernardes, Josué Leite Ribeiro, Reverendíssimo José Vital de Andrade, Estevão Ribeiro da Silva.
Livro 26 um assunto que trata da herança do finado Olimpio Candido Villela, referindo-se a escravos que se acham em poder de Antonio Bernardes Pinto, irmão de Domingos José Pinto. Outorgante vendedor, Candido Thomaz Villela. Cita Olimpio Candido Villela, filho de Marianna Leopoldina dos Reis, "sua finada mãe". Comprador Douctor Christianno Mauricio Stokler de Lima, morador no termo de Passos.
Já, dona Candida Umbelina Villela, casada com Manoel Inácio da Silva, filho de João Rodrigues da Silva e Inácia Maria dos Santos.
Dona Candida Umbelina Villela e Manoel Ignácio da Silva tiveram: Severino Cândido da Silva, casado com Mariana Placidina de Jeus. Entre seus filhos está o JOAQUIM CANDIDO DA SILVA. Peço ao Projeto Partilha verificar se existe aí esse Joaquim.Obrigado.
De: Projeto Partilha.
Temos como anotação em relação ao sr. JOAQUIM CANDIDO DA SILVA o seguinte: pelos anos de aproximadamente 1871, o sr. Joaquim em referência aparece citado como cidadão e junto com José Ferminiano da Costa. Parece ser conhecido do Sr. Francisco Genciano das Chagas, que algumas vezes assina arrogo por ele.