O Morro do Paulista é aquele localizado no poente da cidade de Carmo da Cachoeira. Ele é citado em documentos e parte dele pertence ainda hoje aos descendentes de Gabriel Justiniano dos Reis.
Dirce, filha de dona Zilah e seu Percy diz: "Vem de herança do Biézinho", o pessoal da fazenda da Serra. O que temos sobre esta fazenda do ponto de vista histórico é uma verdadeira riqueza.
Vamos deixar que o próprio Anuário nos conte o que está nele contido:
"Outra fazenda de impotância foi a da Serra, já conhecida em 1819, notando-se que, pela primeira vez, aparece o nome Carmo da Cachoeira".
Já o paciente genealogista Ary Florenzano escreveu:
"Aos onze dias do mês de novembro do ano de mil oitocentos e dezenove, na Ermida de Nossa Senhora do Carmo, da fazenda da Serra do Carmo da Cachoeira, desta freguesia de S. João del Rei, receberam em matrimônio os contraentes Jerônimo José Rodrigues, viúvo que ficou pelo falecimento de sua primeira mulher Ana Joaquina de Jesus, com Antonia Maria da Assunção, filha legítima de Tomás Mendes e Juliana de Almeida e Silva, natural e batizada na freguesia de Santa Rita, filial desta Matriz de São João del Rei (carta de 20 de maio de 1957, informando que esse registro foi extraído da paróquia de S. João del Rei). E foram surgindo novas fazendas, enormes e progressistas: Chamusca, Cobiça, Taquaral, Coqueiros, Saquarema e outras."
Comentários