Com o falecimento de Padre Bento Ferreira da capela de São Bento Abade, nossa região se dividiu entre o distrito da Boa Vista e do arraial da Cachoeira. Enquanto Boa Vista predominava economicamente e detinha o poder político nas mãos da família Branquinho, o arraial crescia graças ao grande número de famílias que lá existiam. Cabe um estudo mais profundo para se avaliar os motivos que consolidaram o arraial do sítio Cachoeira como núcleo urbano, mas é intrigante constatar que o município de Carmo da Cachoeira nasceu em terras da fazenda Boa Vista, só posteriormente se fixando em terras de propriedade de Manoel Antônio Rates. A mudança centro urbano em geral se dá por motivos estratégicos ou de segurança, sendo um fato incomum. É o caso da cidade do Rio de Janeiro que, fundada na Urca, local considerado militarmente inadequado tendo em vista sua defesa, foi transferida para o “Campo Largo” em 1834. Se aqui a mudança se deu por uma questão estratégica, devem-se avaliar quais as mudanças nas rotas trilhadas por tropeiros e mineiros, e quais os motivos que os levaram a isso.
A fazenda Boa Vista manteve-se fechada, contrapondo-se a pluralidade do sítio Cachoeira, onde se multiplicavam os forasteiros que se integravam às famílias que lá existiam. Os Rattes, que doaram esta terra para a formação do povoado, já estavam dispersos em outras regiões, e aqui também se fundiram a diversas outras famílias. A doação feita por José Gomes Branquinho à Igreja Nossa Senhora do Carmo, demonstra que ele também participava e apoiava esta comunidade que aqui se desenvolvia.
A fé também foi fundamental para a predominância do arraial da Cachoeira, pois este território hospedava nas grandes fazendas: capelas, oratórios e ermidas. Se nas propriedades particulares, estes pontos de religiosidade garantiam o exercício do culto religioso e o cumprimento dos preceitos da Igreja, fortalecendo a fé, a convivência com a comunidade se dava na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que trazia para cá marianos devotos como José Gomes Branquinho.
Comentários
É um grande estímulo ao nosso trabalho pessoas como você, agradecemos sua colaboração e seu generoso comentário.
A informação que temos é esta que nós já repassamos, mas não demos continuidade a esta pesquisa, aceitamos a colaboração de todos para o enriquecimento de dados.