de sala de imprensa:
Em Minas Gerais, dada a ausência de imigrantes na unidécima hora, o apego à escravidão foi mais profundo, não havendo um substituto fácil para os "13 de maio". Veja interessante trabalho desenvolvido em defesa de tese de doutorado de Luiz Paulo Ferreira Noguerol, pela Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia. SP,no ano de 2003. O autor de Sabará e Porto Alegre na formação do mercado nacional no século XIX, desenvolveu o trabalho a partir das palavras chaves: Minas Gerais, Escravidão - Rio Grande do Sul, Brasil - Mercado. Orientador: José Jobson de Andrade Arruda. Está disponibilizado em http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000316875. Você só irá ganhar ao conhecer o trabalho.
de: a tricordiana Yasmin
José Keitel é morador daqui. Vi um de seus livros com uma foto em que ele aparece junto da esposa em uma fazenda. É pela zona rural de Cachoeira. A esposa dele é da tradicioal Família Resende da Fazenda do Taquaral/Jaguara. Andei perguntando por aqui porque achei o lugar muito bonito. O pessoal de Três Corações conhece tudo por aquela antiga região e está visitando todos os dias este blog. Eu também.
de Projeto Partilha:
Sobre os Livros verificados na Igreja de Santana, em Lavras, ver referências a alguns eclesiásticos que lá serviram em História de Lavras. Tomo VI. Apontamentos do prof. Firmino disponibilizado pro http://www.portalmuseu.ufla.br/. Entre os prestíberos citados está um de Prados, falecido em 11/09/1766 filho de Francisca de Morais. O pe. João, por ocasião da morte do pai tinha 14 anos. Foi tutor dos órfãos, Manoel do Vale Ribeiro.
de observatório SP:
Colaborando sem interferir na linha de trabalho do Projeto. Sobre Quilombo, veja. Está disponibilizado em no Projeto Compartilhar. Trata-se de um requerimento arquivado no Arquivo Histórico Ultramarino, em Avulsos da Capitania de Minas Gerais. Cx 155 doc7 em 09/12/1800. O Capitão Vicente Ferreira de Paiva Bueno e o escrivão Bartolomeu Bueno do Prado são os focos do referido documento. Aí todos verão algumas localizações.
de Vale do Sapucai:
Belo trabalho dos jesuitas. Até agora ele hão havia sido citado pelo Projeto Partilha.
Comentários
Do ponto de Vista documental e aguardando confirmações temos o Inventário de Manoel Caetano Villas Boas. 1841. Sua sexta filha, Ubaldina Cândida de São José, diz se "moradora na Fazenda Boa Vista, distrito do Termo da Vila de Lavras". A décima filha é Maria Luiza de São José. Ainda estão para seem esclarecidas algumas pendências. É o caso de Manoel Caetano Villas Boas, às fl 18 ser cutadi cim filho de Maria Jesuína de São José, ou seja, Maria Luisa de São José. Nossa linha de estudo está em função do seguinte dado: "Francisca Cândida de Oliveira, n.1838. Casou-se a 5 de outubro de 1853, com José Teófilo de Moraes Salgado, n. 1822, filho do Capitão Teófilo Gomes de Moraes Salgado e Maria Ubaldina Cândida de Oliveira". Doc. PERDÕES, 05/10/1853. Oratório do tenente José Dias Ferraz da Luz, matrimônio de José Teófilo de Morais Salgado com Francisca Cândida de Oliveira, filha de dona Jesuína Cândida de Oliveira e Francisco Dias Ferreira. Cachoeira tem descendentes desta tradicional matriarca. Aguardando colaboração . Obs. O Sr. José Teófilo aparece como vizinho de uma fazenda de nome Registro, que não é desta região. Ainda hoje temos descendentes de "Oliveira" como proprietários da antiga Boa Vista. Hoje, 2008, só as paredes da casa. No ano de 2007 a casa ainda estava com seu telhado, que hoje veio abaixo.