Márcio Salviano Vilela nasceu em Ribeirão Vermelho aos 2 de janeiro de 1965. Seus antepassados foram descendetes de portugueses povoadores dos serões de Minas Gerais no século XIX que se tornaram fazendeiros de posses em Piumhi e Itapecerica. Seu pai, João Carvalho Vilela, naceu no "Chapadão", zona rural do município de Candeias, onde seu avô José Primeiro Vilela possúía fazendas e, em fins de 1938, aos 18 anos de idade, abandonou a lavoura para ingressar na Força Expecicionária Brasileira durante a II Grande Guerra Mundial. Chegou a Ribeirão Vermelho no ano de 1947, empregando-se no trabalho ferroviário. Em 1952, casou-se com Bárbara Salviano, esposa atenciosa e mãe dedicada à educação dos filhos, também natural de Candeias, mudando-se para Ribeirão Vermelho em 1958, onde passou a construir família, sendo Márcio o mais novo dos seis irmãos.
Autor dos livros "sobre Trilhos - Subsídios para a história de Ribeirão Vermelho", "A formação histórica dos Campos de Sant'Ana das Lavras do Funil" e do "Ementário da história de Robeirão Vermelho", Márcio iniciou seus estudos e sua formação educacional nas escolas públicas de Ribeirão Vermelho, cursou o II Grau no Instituto Gammon de Lavras e formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras, mas seu dedicação às pesquisas e levantamentos históricos sempre estiveram presentes em seus estudos.
Atualmente, Márcio colabora na implantação da política de proteção do patrimônio cultural de Riveirão Vermelho e cursa pós-graduação Latu Sensu na Universidade Federal de Lavras em Ecoturismo - Planejamento e Interpretação, além de dedicar-se à música erudita como integrante do Quartelavras, quarteto de violões do Centro de Cultura Artística de Lavras.
Comentários
k3yu67@solar.com.br
Procure ver se você encontra um livro chamado:
Ementário da História de Ribeirão Vermelho
1880-2000
Márcio Salviano Vilela
Editora Indi 2003