João Urbano de Figueiredo residiu no arraial do Carmo da Cachoeira em Minas Gerais. A casa hoje totalmente descaracterizada foi residência de Luis Caldeira, prefeito de Carmo da Cachoeira por duas legislaturas: 23/10/1947 a 03/01/1948 e de 01/02/1955 a 01/02/1959. Atualmente¹ a casa é residência da Profª. Glória Caldeira, intérprete do Hino do Centenário de Cachoeira.
Em parte do terreno, está em construção uma casa. De propriedade do Dr. Lennart Veiga Dias, dentista e Dra. Elenita Reis Veiga Lima, médica, e será o local de residência da familia, na Praça do Carmo. João Urbano, descende da família tradicional do forte ramo dos "Figueiredos", através de dona Felícia Candida, casada com o Capitão João Rodrigues de Figueiredo.
João Urbano casou-se com sua prima Inocência Constância de Figueiredo, e foi pai de outro do mesmo nome e proprietário da fazenda Pedra Negra, nos idos anos de 1918. Engajou-se no movimento de ajuda nacional, obedecendo as novas necessidades da nação, a Primeira Guerra Mundial. Acreditava que as plantações de cereais não revertiam em danos aos cafezais e saiu a frente dedicando-se com abnegação ao cultivo deles, como forma de colaborar na restauração das finanças nacionais. Atendeu ao apelo do então presidente da república, Dr. Venceslau Brás que "bradava avivando, nas energias nacionais, o amor pelo trabalho". O Coronel João Urbano de Figueiredo, segundo o Álbum da Varginha, de autoria de Luiz José Álvares Rubião, editado pela Casa Maltese de Varginha, diz o seguinte:
"É um vestuto edifício onde palpitam as antigas e tradicionais memórias de honradez e de trabalho do extinto proprietário, o pranteado Cel. João Urbano de Figueiredo, uma das figuras mais salientes da nossa história-econômica-social. Alma bôa e generosa, caráter que parecia uma creação litteraria, um typo ideal formado em noss terra para servir de molde, de exemplo `humanidade. Sua fazenda fica junto ao Ribeirão Pedra Negra, que empresta o nome à fazenda e serve de divisa. Espigões a limitam por outros lados. João Urbano de Figueiredo nasceu em Carmo da Cachoeira - MG".
Sua casa é representada através da ilustração de Mauricio José Nascimento. O muro de pedras que divisa com a casa paroquial está lá, intacto. A grande lutadora e preservacionista deste patrimônio, o muro de pedras, foi a professora Glória Caldeira.
Projeto Partilha - Leonor Rizzi
Próxima matéria: A Família Terra e o Projeto Partilha.
Artigo Anterior: Tomé Venâncio e alguns de seus descendentes.
Comentários
Fls. 48 verso. Dona Felícia Constância de Figueiredo vende a Jerônymo Ferreira Pinto Vieira em 02 de junho de 1873, nesta Freguesia de Carmo da Cachoeira Fazenda denominada Serra, por um conto quinhentos e cincoenta mil réis.