Carmodacachoeira.blogspot.com, conta com a colaboração do laborioso pesquisador Paulo Costa Campos, que nos prestigia com a partilha de seus arquivos e considerações, frutos de um intenso trabalho feitos com abnegação e técnica.
Paulo Costa Campos é natural de Três Pontas (MG), onde nasceu a 17 de fevereiro de 1925. Foi bancário durante 33 anos. Iniciou sua carreira no antigo Banco de Crédito Real de Minas Gerais. Posteriormente prestou concurso para o Banco do Brasil, onde permaneceu até 1975, quando se aposentou. Técnico em Contabilidade pela Escola de Comércio N.S. d'Ajuda, de sua terra natal. Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Varginha. Paralelamente às atividades como bancário, exerceu o magistério em algumas escolas, além de preparar candidatos a concursos para cargos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Teve uma intensa participação nas obras sociais de Três Pontas. Dedicou-se por algum tempo as atividades agropecuária, como pequeno produtor. Após sua aposentadoria como bancário, dedicou-se à política local, tendo sido eleito vereador na legislatura 82/88. No período 87/88 foi presidente da Câmara Municipal de Três Pontas. Há mais de 30 anos vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa, não só na área da genealogia, mas também nas pesquisas das sesmarias e quilombos da região de Três Pontas. Dedica-se ainda ao trabalho de levantamento histórico de Três Pontas. Publicou vários artigos sobre a história local e um trabalho histórico:
“Dicionário Histórico e Geográfico de Três Pontas”, lançado em 21 de abril de 2004. É membro da Academia Internacional de Lexicografia de Divinópolis.
Membro da ASBRAP – Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia, sediada em S.Paulo (SP). Atualmente está intensificando suas pesquisas históricas de Três Pontas, com o objetivo de publicar um livro, sob o título “Achegas à História de Três Pontas”.
Este orgulhoso filho de Três Pontas é descendente de nobre linhagem paulista. Ele enche o peito, e diz com orgulho: "costumo dizer que sou um paulista de 500 anos".
Comentários
A um paulista de 500 anos, nossa reverência e gratidão - PAULO COSTA CAMPOS. Orgulhosamente blogspot lhe apresenta ao mundo. O mapa de acesso a este blog, ao rodapé desta página nos indica os locais onde o senhor será visto e ouvido. Cachoeirenses são gratos pela paciência com que o senhor os ouviu durante os três últimos anos, quando se lançou mais intensivamente no trabalho de busca visando como comemorar os 150 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, aqui em Carmo da Cachoeira - MG. Seu trabalho voluntário só o eleva e o dignifica.