Um instrumento de Deus posto a serviço da comunidade.
O foco é irradiar o amor, o espírito e a palavra de Deus.
Dada a sua característica de descontrair, afrouxar tensões, hamonizar corpos e ambientes, o canto tem duplo poder. Um se refere ao homem, que ao expressar o que seu coração sente, encontra no canto uma forma de manifestar a esperança, a paz e o amor, muitas vezes calados pelas pressões do dia-a-dia. Outro poder se refere a Deus.
Enquanto o homem canta em grupo, o som emitido por este grupo orante, transforma-se em atração. Atraí Deus. Atraído, ele passa a operar curas interiores. Na paróquia Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira, em Minas Gerais, a dirigente encarregada de guiar musicalmente o grupo é Teresa Maciel do Nascimento, através do Ministério de Música.
Teresa Maciel também, é quem acompanha a professora Glória Caldeira no Hino do Centenário da cidade. Dentro da função por ela exercida, fomenta o estudo musical por meio de ensaios que acontecem sem sua própria casa e na igreja. Valoriza a voz humana. Diz que por belo que seja o som de um instrumento musical, sua principal função é acompanhar a voz do homem, não sobrepor-se a ela ou abafá-la.
Aqui, os Ministérios, sob orientação da coordenadora paroquial da música litúrgica, apresentam-se segundo escala, nas festividades religiosas e missas na Igreja Matriz. A paróquia possui diversas filiais, e cada uma delas tem seu próprio Ministério de Música. Teresa Maciel segue como guia o folheto e os CDs publicados pelo Semanário Litúrgico, "Deus Conosco". Editora Santuário. Aparecida - SP.A Grande Síntese, ou como querem outros, o ponto culminante do trabalho dos Ministérios se reflete no "Grande Coral". Aí, um momento único e muito esperado por todos. É quando há do encontro de todos os Ministérios, apresentando-se em alguns eventos, como, por exemplo: Festas Natalinas, Festa da Padroeira, Semana Santa, Ordenações Sacerdotais.
Carmo da Cachoeira conta com os seguintes Ministérios de Música: Ministério de Santa Cecília; Ministério Stella Maris; Ministério São Francisco; Ministério Anjos de Deus; Ministério Imagem e Semelhança; Ministério Santíssimo Sacramento; Ministério Anunciadores da Boa Nova; Ministério Amigos da Fé; Ministério Deus é Mais e Ministério Dom de Deus.
De família marcantemente religiosa, Teresa, sobrinha do Pe. Manuel, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Carmo da Cachoeira, durante 25 anos, é pessoa amada, respeitada por católicos e não católicos.
Música e Teresa tem pacto de amor firmado: na dor e no amor, até que a vida os separe.
O Projeto Partilha alinha-se para os cumprimentos, felicitações e agradecimentos.
Comentários
Seu amor pela música é muito, muito, grande. Por Santa Cecília também.