Fazenda do Paraíso de Francisco Garcia de Figueiredo Francisco Garcia de Figueiredo é citado como um dos condôminos / herdeiros da tradicional família formada por Manuel Gonçalves Corrêa (o Burgão) e Maria Nunes. Linhagistas conspícuos, como Ary Florenzano, Mons. José Patrocínio Lefort, José Guimarães, Amélio Garcia de Miranda afirmam que as Famílias Figueiredo, Vilela, Andrade Reis, Junqueira existentes nesta região tem a sua ascendência mais remota neste casal, naturais da Freguesia de Nossa Senhora das Angústias, Vila de Horta, Ilha do Fayal, Arquipélago dos Açores, Bispado de Angra. Deixaram três filhos que, para o Brasil, por volta de 1723, imigraram. Eram as três célebres ILHOAS. Júlia Maria da Caridade era uma delas, nascida em 8.2.1707 e que foi casada com Diogo Garcia. Diogo Garcia deixou solene testamento assinado em 23.3.1762. Diz ele, entre tantas outras ordenações: E para darem empreendimento a tudo aqui declarado, torno a pedir a minha mulher Julia Maria da Caridade e mai...
Comentários
Nóis é mais nóis.
Brigadão Pe. André.
Pai nosso que estais no céu, Santificado seja o vosso nome. Venha a nós o vosso Reino,seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
Pai nosso que estais no céu santificado seja o vosso nome venha nós o vosso reino seja feita vossa vontade assim na terra como no céu. Amém.
É para você Antonieta.
Obrigada por existir e pelo seu espírito de doação.
Parabéns.
Para reforçar este entendimento,localizamos em um mapa da região de Lavras uma Fazenda Maranhão, às margens de um ribeirão que nascia na serra da Bocaina e que cruzava a rodovia Fernão Dias entre a Balança e a ponte do Rio Grande, chamado Maranhão.
Quanto ao Capitão Valentim José da Fonseca, vamos encontrá-lo no Arraial de Lavras, participando com outros capitães da demolição de das casas que, à revelia foram construídas na praça do povoado.
Jorge Vilela 09-11-2021